Eleições Autárquicas Madeira

Sofia Canha quer fazer da Calheta um município mais sustentável

None

As preocupações ambientais são uma das bandeiras da candidata do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal da Calheta. Sofia Canha pretende promover a participação do município no programa ‘ECOXXI’, uma iniciativa implementada desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade, valorizando a educação para esta causa e a qualidade ambiental.

“As questões ambientais assumem um papel cada vez mais determinante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio envolvente”, afirma a candidata do PS, alertando para a problemática das alterações climáticas e das suas consequências para a vida das populações.

Sofia Canha reconhece que esta é uma questão que a todos deve mobilizar, mas acrescenta que as entidades governativas – neste caso a Câmara da Calheta – podem ter um papel importante na adopção de boas práticas ambientais e na pedagogia sobre o tema. Daí, se for eleita, tencionar que a autarquia integre o referido programa, que avalia a acção do município consoante diversos indicadores e áreas, como a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, a sociedade civil, as instituições, a conservação da natureza, o ar, a água, a energia, os resíduos, a mobilidade, o ruído, a agricultura, o turismo e o ordenamento do território.

As preocupações de Sofia Canha com o ambiente já vêm de há muito tempo, tendo a socialista sido responsável por implementar o projecto ‘Núcleo Verde’ e por, no ano 2000, ter levado para a Calheta o programa ‘EcoEscolas’, que foi implementado na escola básica e secundária. Foi, aliás, graças a este programa que, em colaboração com a Câmara da Calheta, foi possível construir um compostor e que foram desencadeadas outras iniciativas neste domínio.

Por isso, numa altura em que todas as escolas do município da Calheta participam no programa, a candidata do PS entende ser também “tempo de a Câmara ter o seu próprio projecto e definir compromissos ambientais e ecológicos”.