Esclarecimento à Sra. Secretária do Ambiente

Li neste matutino as declarações públicas proferidas pela Sr.ª Secretária, por ocasião do centenário do início da arborização da Ilha do Porto Santo, que, por conterem imprecisões e omissões de vulto, merecem ser forçosamente esclarecidas.

A arborização nos terrenos privados dos Morenos teve início nos finais dos anos 70, por iniciativa da Circunscrição Florestal do Funchal, sob a orientação do Eng.º Silvicultor Eduardo de Campos Andrada, tendo essa mesma arborização sofrido um grande impulso por parte da Direcção dos Serviços Florestais da Zona Leste, na década subsequente.

Também na década de 80, foram adquiridas as extensas parcelas de terreno circundantes dos Picos do Facho e da Gandaia, procedendo-se de imediato à arborização desta vásta área.

Mas, a lamentável omissão da Sr.ª Secretária, diz respeito ao Mestre Florestal José de Castro Vasconcelos (Homem com quem tive o privilégio de trabalhar), sem dúvida a figura de proa dos trabalhos de arborização levados a cabo na sua terra natal, ao longo de toda a sua carreira florestal. Foi indubitavelmente o natural continuador do mérito da obra de Schiappa de Azevedo… Por esta ordem de razão, foi agraciado pelo Senhor Presidente da República com a Comenda de Mérito Agrícola e Florestal.

Nestas andanças públicas, convém, previamente, preparar adequadamente o discurso, a fim de evitar fazer figuras tristes, bem como depôr o mérito em mãos que o não merecem.

Henrique Costa Neves