Madeira

Secretária do Ambiente destaca "grandes investimentos" em São Roque do Faial

Foto DR/SRAAC
Foto DR/SRAAC

"O desenvolvimento da freguesia de S. Roque do Faial tem sido alvo de grandes investimentos por parte do Governo Regional", lembrou hoje a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, que representou o Presidente do Governo na celebração dos 173 anos daquela "belíssima terra", disse.

Uma freguesia que "proporciona momentos únicos, a todos os que visitam a nossa Região:  as suas veredas, as suas levadas, a gastronomia e a simpatia da população, surpreendem os mais exigentes!", classificou a governante.

Antes de sublinhar "a importância do trabalho da Junta de Freguesia, pela sua proximidade à população, pelo papel social e cultural que desempenha, e pelo apoio que dedica a todos", Susana Prada elencou os "grandes investimentos" realizados pelo Governo Regional.

"Destaco os investimentos de 1,5 milhões de euros no abastecimento de água, nomeadamente na substituição de 6 km de condutas, e na reabilitação de 6 reservatórios" e "no regadio, a intervenção prevista ao longo da Levada dos Balcões, que beneficiará 439 regantes".

A secretária regional destacou ainda "o investimento na manutenção da Vereda dos Balcões, e a Recuperação do Miradouro, o investimento de meio milhão de euros na construção, já no próximo ano, da Mini-Sidraria de S. Roque do Faial, que proporcionará aos agricultores, condições e tecnologias adequadas, à obtenção de um produto genuíno e de qualidade superior, que farão a sua diferenciação e valorização no mercado", previu.

Já no que diz respeito "ao apoio e minimização dos estragos causados em terrenos agrícolas pelo Pombo Trocaz, 116 agricultores desta freguesia receberam apoio do Governo Regional, em materiais, assistência no terreno, e correção da densidade populacional", reforçando que "em terrenos agricultados, também se procedeu à correção da densidade populacional do coelho bravo".

Destacou ainda que "até à data estão aprovados, no âmbito do PRODERAM, mais de meio milhão de euros para esta Freguesia, num total de 3,5 M€ aprovados para o Concelho de Santana", referindo igualmente "as intervenções realizadas, e as previstas, na Escola, no polidesportivo e no Centro de Saúde".

Além disso, refere "a recuperação de duas zonas de lazer, entre o Ribeiro Frio e a Achada do Cedro Gordo" e "os trabalhos de conservação da ponte sobre a Ribeira da Metade, que estão em curso", dando ainda "uma referência especial para a construção, também em curso, da Via Expresso Ribeira de S. Jorge - Arco de S. Jorge, obra fundamental para o Concelho de Santana", como promessas em andamento.