Madeira

Campanha 'Porto Santo Sem Lixo Marinho' dá a conhecer mascotes João e Tristão

Hoje, dia 28 de Julho, assinala-se o Dia Mundial da Conservação da Natureza

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No Dia Mundial da Conservação da Natureza, a campanha 'Porto Santo Sem Lixo Marinho'  dá a conhecer o João e o Tristão, as mascotes da campanha “Porto Santo Sem Lixo Marinho” que vão apelar a residentes e visitantes para ajudarem a proteger a biodiversidade da ilha, reduzindo os resíduos plásticos

“Todos os anos, 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos gerados em terra chegam ao oceano, causando danos irreparáveis à fauna e à flora marinha. Um estudo no sul de Portugal observou plásticos nos tratos gastrointestinais de 22,5% das 160 aves marinhas analisadas, revela Ângela Morgado, directora executiva da ANP|WWF, representante do projecto.

“Esta campanha do Porto Santo Sem Lixo Marinho, pretende sensibilizar todas as pessoas na ilha para a necessidade de pensarem no que trazem, consomem e no que descartam na ilha. O impacto deste tipo de resíduos duradouros é enorme aqui, e o potencial de acumulação representa um problema que não depende apenas das autoridades para a sua resolução - cabe a todos nós fazer parte do processo de gestão de resíduos, através de uma redução na utilização de descartáveis, uma aposta nos materiais reutilizáveis, na na reciclagem. Acreditamos que esta campanha vai contribuir para a diferenciação e valorização da ilha do Porto Santo”.

A campanha, desenvolvida pela agência NOSSA, representa o terceiro passo num trabalho de um ano e meio realizado pelos parceiros do projecto, e visa informar e estimular a mudança de hábitos das pessoas, para que protejam a natureza e biodiversidade da ilha, actualmente considerada Reserva da Biosfera da UNESCO.

O João (uma foca-monge) e o Tristão (uma tartaruga careta) irão hoje ser apresentados ao público através das redes sociais dos parceiros, dos aderentes ao selo e ainda com Muppis espalhados pela ilha.

O #portosantosemlixomarinho conta ainda com o apoio de parceiros chave, como é o caso da Ana Aeroportos, a Porto Santo Line e hotéis locais.