Madeira

Ribeira Brava com 18 animais à espera de adopção

None

A Ribeira Brava tem 18 animais na Sociedade Protectora dos Animais Domésticos (SPAD) à espera de adopção. São 13 cães e 5 gatos que foram abandonados no concelho e aguardam por uma família. Alguns vivem nestas jaulas há demasiado tempo, desde 2016.

O vereador Paulo Andrade gostaria de ver todos estes animais integrados numa família que os acolha e proteja. Recorda que a legislação em vigor atribui à Câmara a responsabilidade pelos animais errantes e sem chip, e a solução passa por encaminhá-los para a SPAD, onde ficam a aguardar numa jaula por uma família.

“Adopte e dê um lar a estes animais”, apela o vereador, recordando que as jaulas acabam por causar stress e depressões nos animais.

O protocolo em vigor entre a autarquia local e a SPAD prevê cuidados médicos, alimentação e a permanência até que sejam adoptados. “É o mínimo que podemos fazer por estes animais que um dia foram abandonados à sua sorte”, refere o vereador, lamentando a atitude das pessoas que descartam os seus animais de estimação como se fossem lixo.

A adopção é feita sem qualquer custo para os novos donos. A Câmara assume todas as despesas inerentes, desde a esterilização/castração, vacinação e o chip. Os interessados em proporcionar uma vida de conforto e amor a estes animais podem ir à SPAD escolher o seu 'melhor amigo'.