5 Sentidos

Celebração em Estilo Barroco é o novo ciclo da Orquestra da Madeira

None

Celebração em Estilo Barroco é o título do próximo ciclo organizado pela AOCM que, desta forma, volta aos palcos, após uma interrupção de seis meses, resultado das medidas restritivas causadas pela Covid-19.

"Este ciclo é resultado de um protocolo entre a AOCM e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, pretende, além de valorizar o património arquitectónico barroco da Região Autónoma da Madeira, glorificar os órgãos históricos de várias igrejas, recentemente restaurados, e enaltecer as especificidades e pormenores que constituem o repertório musical barroco, e tem como objetivo celebrar o regresso aos palcos e à vida cultural ativa e festejar o Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses", explica a OCM em comunicado. 

Será concretizado de duas formas distintas:

7 de julho, 18.00h, Palácio de São Lourenço, Funchal10 de julho, 20.00h, Igreja do Senhor do Bom Jesus, Ponta Delgada

1.    Três concertos pelo Funchal Baroque Ensemble que se apresentará, desta vez, com duas flautas de bisel (Carla Abreu, Sara Faria), dois violinos (Olga Samara e Andrei Ladeischikov), violoncelo (László Szepesi), fagote (Yury Omelchuk) e cravo (Giancarlo Mongelli, que assume igualmente o papel de director musical). O repertório dos três concertos constitui uma celebração à música francesa barroca, com obras dos compositores Boismortier, Aubert de la Vieux, Rebel e Chedeville, este último com uma versão muito própria da Primavera de Vivaldi. Através das obras destes compositores, este ensemble barroco interpretará a vida da aristocracia francesa do séc. XVIII. Os concertos serão realizados nas seguintes datas e locais: 3 de Julho, 20h30h, na Igreja de São Bento, Ribeira Brava;  

 18 de julho, 18:00h, Igreja de São Pedro, Funchal

2. 'Recital de Órgão', por Giancarlo Mongelli. Com obras primas da literatura musical para órgão de G. Frescobaldi, D. Zipoli, G.B. Pescetti, J.K Fischer, G.F. Handel e J. Stanley, o programa visa apresentar estilos organísticos de épocas e países diferentes. Desde o séc. XVI até à segunda metade do séc. XVII, passando pela Itália, Alemanha e Inglaterra, onde a literatura organística teve, ao longo destes séculos, um grande desenvolvimento.

A entrada para todos os concertos de Celebração em Estilo Barroco é livre. Será necessária inscrição para os concertos devido ao número limite de público, para respeitar as medidas orientadas pela DGS e IASaúde. A inscrição deve ser através do email: [email protected].