5 Sentidos

Exposição 'Esboços' no Centro Cívico do Curral das Freiras até ao fim de Agosto

None

Foi inaugurada hoje, dia 14 de Julho, no Centro Cívico do Curral das Freiras, a exposição 'Esboços', baseada nos esquiços que deram origem a esculturas resultantes do Simpósio Internacional de Escultura em Pedra, que decorreu em Câmara de Lobos, no ano de 2004, para assinalar 169.º aniversário do concelho.

A mostra, constituída por 27 esboços, correspondentes a três fases de alguns motivos escultóricos que estão instalados nas cinco freguesias do concelho, estará patente até 31 de Agosto.

Os esboços expostos correspondem a obras de vários escultores como: Paulo Neves, Xico Lucena, Martim Veloza, Ricardo Veloza, Isaque Pinheiro, José Encarnação, Manuel Patinha, Jacinto Rodrigues, Matthias Contzen, Volker Schnüttgen, entre outros.

Esta exposição vai ainda ao encontro do levantamento do património artístico escultórico do concelho de Câmara de Lobos, que se encontra disponível ao público interessado, em formato digital, no site da autarquia.

Com esta exposição a autarquia de Câmara de Lobos pretende promover o (re)conhecimento, a salvaguarda e a valorização dos acervos, referentes ao património cultural, no que respeita às obras no espaço público, destaca o executivo em nota de imprensa.

A afirmação cultural do município Câmara-lobense também se valoriza pelo facto de dar a conhecer ao público o seu património, neste caso, as diferentes fases de esboços dos belíssimos elementos escultóricos que são referências marcantes nas zonas, onde estão colocados. Contemplar uma obra no espaço público pode motivar a comunidade, pois um adequado motivo artístico-escultórico, que represente as vivências históricas da população. Valoriza e acentua o sentimento de pertença à localidade. Leonel Silva,  o vereador com o pelouro da Cultura