Mundo

Governo checo supera moção de censura a quatro meses das eleições

None
Foto EPA/MARTIN DIVISEK

O Governo de coligação em minoria da República Checa, liderado pelo magnata liberal populista Andrej Babis, superou hoje uma moção de censura no parlamento, a quatro meses das próximas eleições legislativas.

A oposição liberal e conservadora não conseguiu juntar os 101 votos necessários para fazer cair o executivo de Babis, posto em causa por alegado conflito de interesses e fraude com fundos europeus.

A Aliança de Cidadãos Descontentes (ANO), de Babis, e o partido social-democrata CSSD, que integra igualmente o Governo, conseguiram evitar a moção de censura graças ao partido comunista KSCM, que decidiu abandonar a sala durante a votação.

Com 171 dos 200 deputados presentes, 89 votaram contra e 82 a favor.

Os comunistas retiraram em abril último o seu pacto de tolerância à coligação no poder, por não terem conseguido valer reivindicações sociais.

Contudo, hoje evitaram a queda do Governo, a poucos meses das eleições gerais de outubro.

Babis, o segundo homem mais rico do país, aguarda que o procurador-geral avance com uma acusação formal por crime de corrupção.

Duas investigações policiais concluíram pela existência de provas de irregularidades na obtenção de fundos europeus por parte de empresas do primeiro-ministro checo.