Coronavírus País

Alemanha coloca Portugal na 'lista vermelha'

Foto: EPA/JOHANNA GERON
Foto: EPA/JOHANNA GERON

A Alemanha colocou, esta sexta-feira, Portugal na 'lista vermelha'. Esta alteração faz com que os viajantes sejam obrigados a cumprir duas semanas de quarentena, quando regressam do nosso país. A informação foi revelada esta tarde pelas autoridades de saúde alemãs. 

Na origem desta decisão estará o aumento significativo da taxa de incidência de Portugal, que regista 137,5 casos por 100 mil habitantes. O número de actuais infectados ultrapassa os 30 mil. Foram reportados mais de mil casos em Lisboa e Vale do Tejo em 24 horas.

Portugal, a par da  Rússia, entra assim para a lista de países que a Alemanha considera áreas com risco particularmente elevado de infecção devido à ocorrência generalizada de certas variantes do vírus SARS-CoV-2. 

A 'classificação' apontada pelo Robert Koch Institut, a instituição do governo federal responsável pela monitorização e prevenção de doenças, é válida por duas semanas, alertando que poderão ser prolongadas as limitações à circulação. 

Esta classificação, de acordo com aquele organismo alemão, entra em vigor a partir de próxima terça-feira, 29 de Junho, às 12 horas. Não é feita qualquer referência à Madeira.