Artigos

Um novo normal

Há cerca de um ano escrevi um texto, inspirado por uma reportagem da CNN, em que basicamente se afirmava que as coisas iam regressar ao normal, mas que o “novo” “normal” não seria igual ao anterior.

Continuo convencido que isto é verdade.

Que nos vamos adaptar a uma nova realidade, e que as maiores dificuldades que poderemos eventualmente sentir serão decorrentes da incapacidade (ou falta de vontade…) de nos adaptarmos a este novo normal.

Aliás, a minha perspetiva é que deveríamos ter aproveitado este hiato para mudarmos o destino Madeira. Este período devia ter sido utilizado para promover um downsizing e um upgrading considerável, de forma a fazer com que os preços subam de forma significativa. O que nos permitiria atrair uma classe de cliente diferente.

Há dois indicadores interessantes, que se podem analisar ao longo dos últimos cinquenta a setenta anos, pôr um ao lado do outro, e estudar, de forma a ver se há ligações de causalidade ou não. Revpar a preços constantes, e número de trabalhadores por quarto.

Há ainda imensos estudos feitos ao longo de anos, em que se pergunta aos nossos visitantes o que procuram na Madeira. Infelizmente, o que eles procuram na Madeira: por nenhuma ordem especial, é natureza (tão intocada quanto possível), calma e segurança. Infelizmente isto entra em choque direto com a principal prioridade do GR da Madeira ao longo dos últimos quarenta anos, que tem sido manter satisfeito o lóbi do betão…

E penso que é principalmente nesta perspetiva que tem falhado a ação das autoridades de turismo da Madeira. Estamos a desenhar um produto que não corresponde ao que os nossos clientes tradicionais querem. E este desígnio está necessariamente voltado ao fracasso…

É um pouco como insistir nos cruzeiros… já está mais que demonstrado que trazem mais problemas que rendimentos, pelo que qualquer investimento na sua atração é pagar para estragar.