Os “bananas” dos agricultores e a Abama

Raramente vejo as notícias da RTP Madeira, infelizmente pouco informam, notícias polidas, mas isso é outro caso.

No dia 28-04 por acaso tive a sorte de ver, sorte porquê? Porque o meu mano Antonino, da Abama falou. E já há muitos anos, que ele reivindica

melhores condições, para o agricultor, para quem realmente trabalha, pagar o justo valor. E não pagar uma miséria por kg de banana, depois usarem os milhões que vêm da Europa, para o sector, para dar uma esmola aos agricultores. Só para dizer que o Governo ajuda, subsidia. Odeio o termo ajuda! O Governo cumprimenta com chapéu alheio.

Digo já, se houvesse meia dúzia como o Antonino já muita coisa teria mudado! Diria mesmo que a Assembleia Regional, já teria tido visitas “ indesejáveis”. Ele não tem medo de apontar o que está mal, de dar a cara. Os secretários mudam, e ele continua agricultor. Porque está no sangue ser agricultor, não caiu de paraquedas, como tanta gente cai em tachos, sem deles nada perceber!

Agora ver o “ banana “ do secretário, da Secretaria Regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos falar em tom irónico, com ar brejeiro dos agricultores, sem respeito algum por quem lhe sustenta o tacho foi dum nojo, sem igual. Dizer que é uma associação, que “ vota numa caixa de cartão”…, lembre-se que é numa caixa de cartão que é embalada a banana, a banana que dá sustento a muitas famílias, mas essencialmente ao Governo, que come sem trabalho algum, a melhor parte, a chamada “ banana extra”!

São os agricultores com a roupa com nódoas da banana, com o rosto bem vincado pelas alterações do tempo, desfraldados, sujos de terra, que sustentam os senhores janotas, de fatinho engomadinho que nos lixam a vida.

Mas ainda sobre a “ caixa de cartão”, não muito diferente da caixa de folha, que votamos para vos dar um tacho. Nos dias de hoje, votar de forma tão arcaica, andar a contar papelinhos… quando já deveria ser on line. Mas a aldrabice continuaria a mesma. Mortos a votarem, votos que mudam misteriosamente, enfim é o sistema!

Secretário e afins, tenham mais respeito por quem trabalha e dá o duro, para depois virem aqueles que nada produzem, mandar e desmandar a seu belo prazer!

Por muito menos, reza a história da Madeira da reivindicação da população, por melhores condições, hoje em dia a informação é tanta, e sabemos o que realmente acontece, mas nada acontece!

Força mano, vai a Bruxelas, vai ao fim do mundo, mas luta, incomoda o mais que puderes!

Lúcia Abreu