Madeira

Ambiente disponibiliza composto 100% natural à população

None

O Governo Regional passou a disponibilizar gratuitamente composto orgânico à população e agricultores, após ter reativado a Central de Compostagem da Estação de Tratamento da Meia Serra. Trata-se de um produto "100% natural", resultante da transformação de resíduos verdes proveniente da limpeza de jardins, anunciou a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

Depois de já ser possível obter o composto na Estação de Tratamento da Meia Serra e de Triagem do Porto Novo, em Santa Cruz, a tutela passa a disponibilizar também este material orgânico, no Mercado Abastecedor dos Prazeres, que recebeu a vista de Susana Prada esta quinta-feira (29 de Abril).

"Com esta medida, pretende-se, além de apoiar os agricultores, que haja uma diminuição da utilização de fertilizantes sintéticos (químicos) que prejudicam o meio ambiente. Estaremos a aproveitar resíduos com valor e a transforma-los em novos recursos”, sublinhou a governante.

A secretária regional adiantou ainda que, "a breve prazo", semelhante iniciativa terá lugar nos concelhos de Santana e Câmara de Lobos.

Este material orgânico - designado de Biovalor -estará, assim, disponível num contentor com capacidade para 25 m3 (cerca de 10 toneladas) e será reposto à medida que seja necessário, consoante o seu escoamento.