Dia da Criança

Ah, como é bom ser criança… brincar livremente, alegremente, sem conhecer o verdadeiro sentido das palavras maldade e obrigação.

Ai… que saudades, tenho eu da pureza, da inocência de acreditar em histórias que me contava uma tia no fim da tarde, no fim do dia ao anoitecer, que eu ouvia e adorava… e adormecia num sonho de embalar.

Como não abundavam brinquedos, éramos nós com o nosso poder criativo a fazê-lo.

Construíamos carros de arame com canas vieiras, carrinhos e motas de madeira e bolas de pano para jogar futebol, em campos improvisados ou nas estradas.

As meninas criavam bonecas de pano, inventavam casas, camas e faziam o papel de mães… e outras coisas cheias de imaginação.

A criatividade de uma criança é - por vezes - tão fértil, tão grande, tão bela… que se torna praticamente indescritível.

Todavia, e a propósito de coisas belas, estando eu a escrever este texto - de repente?… e já noite, olho da varanda do meu quarto para o universo e, observo um céu escuro despido de nuvens, sem vento e sem luar – uma espécie de céu negro de veludo, com milhões de estrelas e constelações a cintilar.

Sinto-me obcecado e encantado com aquilo que vejo …

Fiquei sem palavras, mas, a minha alma e o meu coração despertaram e falaram por mim…!

Voltando a falar das crianças, elas, por norma, são puras e sinceras. Fazem as suas traquinices, têm os seus amuos, mas não mentem!

E muitas vezes não gostam de ser contrariadas. Aqui, temos de colocar um travão … nomeadamente, quando ficam agarradas em demasia às novas tecnologias, porque senão, tudo se transforma numa anarquia e confusão.

Tudo tem o seu limite – como é óbvio.

No entanto, as crianças não pedem para nascer, muito menos para sofrer as atrocidades e barbaridades humanas. Todas têm o direito a uma vida digna e a sonhar, sonhar, sonhar… todos os sonhos deste mundo!

Somos crianças apenas uma vez… dizem?

Contudo, o espírito juvenil deve prevalecer em nós até ao fim da vida porque, é benéfico para o nosso bem-estar e saúde.

E, o tempo passa tão rápido, tão depressa que é um crime bárbaro e aterrador, haver crianças vítimas da fome ou da guerra!

Para terminar pretendia desejar:

PARABÉNS E FELICIDADES PARA TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO. E PARA AQUELAS QUE SOFREM MAIS UMA PALAVRA DE CONFORTO E QUE OS MANDANTES DO MUNDO, TENHAM UM COMPORTAMENTO DIGNO, PERANTE UM SER HUMANO ACABADO DE NASCER!

«O homem é um animal tão estranho, se não fosse estranho bastaria ser homem, não necessitava de ser animal!»

Frase de um grande escritor e pensador português do século XX, premiado com o prémio Camões.

Jorge Macedo