Madeira

PRIME-RAM foi “balão de oxigénio” para concessionárias em tempo de pandemia

Na Madeira foram adquiridos 238 veículos eléctricos em 2020 ao abrigo deste programa de incentivos

Isabel Rodrigues, directora regional da Economia e Transportes, e Ricardo Oliveira , que moderou o debate sobre a importância da acção climática 
Isabel Rodrigues, directora regional da Economia e Transportes, e Ricardo Oliveira , que moderou o debate sobre a importância da acção climática , Foto Aspress

Isabel Rodrigues, directora regional da Economia e Transportes (DRET), participou, esta tarde, nas 'Conferências do Ambiente e Acção Climática', onde apresentou o Programa de Incentivo à Mobilidade Eléctrica na Região Autónoma da Madeira (PRIME-RAM).

Siga aqui as Conferências do Ambiente e Acção Climática

A primeira decorre esta quarta-feira, na Gare Marítima Internacional, no Funchal

A este respeito, sublinhou que “sempre houve um forte empenho do Governo Regional no sentido de fazer algo neste ramo da mobilidade eléctrica”, através de promoção de acções de sensibilização a partir de 2017.

O PRIME-RAM consiste então num incentivo (no valor de 10 mil euros para pessoas singulares e 7.500 para as empresas) à aquisição de veículos 100% eléctricos novos, que se iniciou em Agosto de 2019, no Porto Santo.

Até ao final desse ano esgotou-se o plafond de 400 mil euros que o Governo Regional tinha para atribuir, tendo sido adquiridas 41 viaturas eléctricas (35 delas por pessoas simulares e seis por pessoas colectivas) ao abrigo deste programa de incentivos, revelou Isabel Rodrigues.

O “sucesso” deste projecto-piloto levou à extensão do PRIME-RAM também à ilha da Madeira, em 2020, com um montante de 5 mil euros para pessoas singulares e 3.500 para as pessoas colectivas (num total de 1 milhão de euros).

Trata-se, conforme explicou a directora regional da Economia e Transportes, de “um processo simples e rápido” e cujo sucesso repetiu-se em 2020, apesar da pandemia.

“Se houve viaturas eléctricas adquiridas na Madeira em Abril de 2020 foi por força deste sistema de incentivos”, reforçou.

Com efeito, foram adquiridos 238 veículos eléctricos na RAM em 2020 (138 por pessoas singulares e 81 por empresas, além de bicicletas e motociclos).

Este programa é para continuar e, segundo Isabel Rodrigues, trata-se do "mlehor incentivo" a este nível do país.