Madeira

O 'tal' e o 'qual'

None

Boa noite!

À boleia do regresso do irreverente Tal & Qual, que surge em formato semanário já no próximo mês, e do ‘rebranding’ da TVI24 que até final do ano vai dar lugar à CNN Portugal, soube-se que o mercado da comunicação social madeirense também vai mexer, com novas apostas do DIÁRIO, a revelar em breve, mas também com, pelo menos, dois novos projectos jornalísticos no horizonte.

As novidades serão sobretudo digitais e num dos casos há já uma operação de recrutamento em curso, destinada a licenciados, até aos 30 anos, na área da Comunicação, que dominem a escrita, o multimédia e redes sociais.

Conheço os mentores dos dois projectos e julgo que surgem bem intencionados, conscientes das limitações do mercado, da importância da solidez financeira e da necessidade de trabalharem nichos que não são, porventura, explorados pela oferta abundante em termos generalistas.

Não me cabe a mim identificar as propostas que o mercado conhecerá em devido tempo, nem antecipar o que, em princípio, será uma realidade até final do ano. Por agora serão o ‘tal’ e o ‘qual’, aos quais desejo que surjam imbuídos de valores e de boas práticas, empenhados em gerar emprego e oportunidades, apostados em fazer diferente, com recurso à inovação e à criatividade.

Venham daí. Uma boa e sã imprensa e concorrência, sem preconceitos e com rosto, legal e escrutinada, transparente e séria faz falta à democracia robusta e adulta, num tempo em que urge combater de forma determinada a mentira partilhada com base em fontes inexistentes, as centrais de desinformação que destilam ódio e boataria difundida por perfis falsos, os projectos clandestinos, ocupados por delinquentes a contas com a justiça ou a ignorância atrevida debitada por marginais que não sabem como ocupar o tempo.