Madeira

Trânsito a circular com normalidade nesta sexta-feira

Foto Via Litoral
Foto Via Litoral

Bom dia.

As principais vias rodoviárias da Madeira já tiveram alguns momentos de maior dificuldade, nomeadamente nas duas zonas antes de entrar no Funchal, altura em que o trânsito mostrava-se bastante compacto. Mas a esta hora, tudo corre normalmente, nesta 'corrida' para se chegar a tempo e horas no trabalho ou na escola.

Tanto no sentido Ribeira-Brava - Funchal, sobretudo a partir da subida de Santa Rita, bem como na zona da Boa Nova, no sentido Santa Cruz - Funchal, nas primeiras horas da manhã já tiveram os seus momentos com muitos carros bem próximos em circulação por vezes demasiado lenta e viaturas próximas a merecer atenção.

Em todo o caso, para uma sexta-feira está tudo a correr normalmente, sem incidentes a registar a esta hora. Contudo, há que ter atenção na estrada e cuidados redobrados às velocidades e distâncias de segurança, adoptando sempre que possível uma condução defensiva.

Por falar nisso, recorde-se o que diz o Código da Estrada (CE) a este propósito. "O CE não define qual é esta distância, excepto para os veículos que circulam em marcha lenta fora das localidades (Artº 40º), devem manter 50 metros de distância entre eles e o veículo que os precede", pode-se ler num artigo a propósito divulgado pelo IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Na imagem relembre as recomendações e reflicta sobre as suas acções na estrada.

Por isso, a maior preocupação neste momento dá-se nos principais acessos ao Funchal, com as zonas a 'laranja' e 'vermelho' bastante pronunciadas no mapa pelas 08h20.

Tenha em atenção também a um curto espaço da via rápida, onde decorrem hoje obras de asfaltagem pela concessionária Via Litoral. Na via da esquerda do km 6.3 ao km 5.7 já estão a decorrer no denominado nó da Quinta Grande, sentido Machico - Ribeira Brava. O local está devidamente sinalizado.

Boa condução e bom resto de semana, para ter mais um fim de semana em descanso.