Madeira

Sessões de cinema em queda na Madeira

Dados relativos ao 1.º primeiro trimestre do ano foram divulgados hoje pela Direcção Regional de Estatística

None

Nos três primeiros meses de 2021, contabilizaram-se apenas 219 sessões de cinema na Região (RAM). De acordo com dados hoje divulgados pela Direcção Regional de Estatística, com base nos números provisórios disponibilizados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), este total de sessões traduz um decréscimo de 93,4% face a igual período de 2020.

A queda também foi notória nos espectadores (menos 97,6% do que no 1.º trimestre de 2020) e nas receitas (menos  97,5% face ao mesmo período do ano anterior).

A DREM recorda que, "por razões de saúde pública - epidemia da doença COVID-19 - no dia 18 de março de 2020 foi decretado o estado de emergência em Portugal (...). As decorrentes restrições tiveram impactos na vida dos cidadãos, onde se inclui a mobilidade e o contacto social. Os dados estatísticos relativos ao cinema a partir de março de 2020 devem ser lidos neste contexto". Além disso, acrescenta, "na sequência das medidas de contenção da pandemia do COVID-19, os cinemas na Região encerraram durante os meses de fevereiro e março de 2021, o que indubitavelmente refletiu-se nas variações acima apresentadas para o trimestre."