Madeira

"É impossível comparar a Madeira com a Noruega", reage o deputado Carlos Coelho

O socialista reagiu à notícia publicada hoje no DIÁRIO em que o secretário regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, usou o exemplo da Noruega contra críticos da aquacultura

None

O deputado Carlos Coelho diz que "é impossível comparar a Madeira, uma região que depende em grande medida do turismo, alicerçado na beleza das paisagens naturais, com a Noruega, que tem como principais actividades económicas a indústria, o petróleo, o gás e o sector piscatório". 

O socialista reagia, assim, à notícia publicada hoje no DIÁRIO em que o secretário regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, usou o exemplo da Noruega contra críticos da aquacultura.

Em comunicado, Carlos Coelho refere que “assistimos hoje a mais uma notícia do secretário do Mar, que tenta lavar a vista a quem questiona o aumento de infraestruturas de aquacultura que este Governo Regional quer levar adiante, tornando a costa oeste da Madeira num autêntico mar de jaulas”.

Aponta mesmo que o governante “não faz qualquer referência à questão paisagística, esquecendo, para sua conveniência, que a industrialização da costa choca diretamente com o sector do turismo, colocando em causa o trabalho e o rendimento de muitas famílias”.

O socialista recorda que o POAMAR prevê jaulas, por exemplo, em toda a frente mar da Ponta do Sol, desde o Lugar de Baixo ao sítio dos Anjos, situação que vai “enjaular toda a paisagem marítima do concelho”.

“Não me parece que os nórdicos que escolhem vir passar férias à Madeira - e são muitos -, o façam para contemplar jaulas de peixe, que têm à porta de casa”, refere.

Quanto à indústria de aquacultura norueguesa, afirma que é necessário saber filtrar e analisar toda a realidade e não apenas os lucros, ignorando todos os aspectos negativos para o turismo, saúde, ambiente, e esquecendo também que a actividade na Madeira é altamente subsidiada.