País

Sem voos, tripulação da Portugália recorre aos transportes ferroviários

None

O director de operações de voo da Portugália, do grupo TAP, informou a tripulação da possibilidade de, a partir de hoje, ter de viajar de comboio até à base no Porto, e não de avião, devido à escassez de voos.

"Devido à presente escassez de voos de ponte aérea [entre Lisboa e Porto] que pode condicionar o posicionamento de tripulantes de e para a base do Porto, informamos que a partir da presente data o transporte poderá ter de ser efectuado por comboio", afirma o director, Rui Catarino, num 'email' enviado aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso.

Diz ainda que o transporte de comboio será realizado em primeira classe para todo o pessoal navegante, mas "mediante disponibilidade de lugares nesta classe".

Já o transporte de e para as gares será efectuado por táxi, onde deverão pedir factura para ser debitado à Portugália.

A indicação de transporte por comboio, diz ainda, vai passar a aparecer em escala com o código GT-TRAIN, sendo as reservas feitas pelo gabinete de controlo de tripulações e os bilhetes enviados para os 'emails' da companhia.

Rui Catarino conclui o 'e-mail' informando que o transporte de tripulação por comboio vai ser revisto "logo que aumente o número de voos de ponte aérea", permitindo assim à tripulação regressar ao transporte por avião para a base do Porto.

A escassez de voos está relacionada com a pandemia da covid-19, e a recomendação de distanciamento social e recolhimento, para evitar infecção pelo novo coronavírus.