Madeira

Mais desemprego e menos taxa de inflação

Dados evidenciam continuação dos efeitos negativos provocados pela pandemia no 4.º trimestre de 2020, mas o o saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas na RAM foi positivo

None

No 4.º trimestre de 2020, a taxa de desemprego regional fixou-se nos 10,7%, o que representa um aumento trimestral de 2,1 pontos percentuais (p.p.) e homólogo de 3,7 p.p. mostram os dados do novo Boletim Trimestral de Estatística (BTE) dedicado ao 4.º trimestre de 2020, divulgado esta quinta-feira pela Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

No país, a taxa do trimestre em referência diminuiu para 7,1% (7,8% no 3.º trimestre de 2020).

Em termos de média anual, em 2020, a taxa de desemprego na RAM foi estimada em 7,9%, valor superior em 0,9 p.p. ao registado em 2019. No país, esta taxa fixou-se em 6,8%, superior em 0,3 p.p. ao apurado para o ano precedente.

O 4.º trimestre de 2020 continuou a ser penalizado pelas adversidades económicas geradas pelas medidas de contenção e controlo da pandemia da covid-19 no país e na Região. “A magnitude da queda da actividade económica na RAM, no período em análise, é evidenciada pelas quebras homólogas, verificadas em grande parte dos indicadores económicos e traduzida igualmente pelo desempenho do Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE), que manteve a tendência de queda ainda que menos acentuada que no trimestre anterior”, sublinha a DREM na análise estatística.

Já a taxa de inflação média, em 2020, registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos 12 meses foi de ‑1,4%, inferior à observada no país, que foi nula. Este indicador tornou-se negativo em novembro de 2019, mantendo-se nesse terreno no trimestre em análise. A variação homóloga do IPC em dezembro de 2020 foi de -1,0%, tendo a nível nacional se fixado nos -0,2%.

No trimestre em referência, o saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas na RAM foi positivo (+94 sociedades), pois o número de constituições de sociedades (312) com sede na RAM foi maior que o número de dissoluções (218). A dinâmica na constituição e dissolução de sociedades foi superior à do período homólogo. No cômputo anual, a RAM teve um saldo positivo de 308 sociedades.