Madeira

Choveu mais de 20 litros por metro quadrado no Funchal do que no 20 de Fevereiro

Pedro Calado destaca investimento do Governo Regional reflectido no comportamento exemplar das ribeiras

None

“Num espaço de 6 horas choveu, esta noite, mais 20 litros por metro quadrado do que choveu na altura do 20 de Fevereiro [de 2010]” revelou esta tarde Pedro Calado, Vice presidente do Governo Regional.

“Tivemos 136 litros por metro quadrado agora, neste temporal, quase 20 a 23 litros a mais por metro quadrado num espaço de 6 horas do que aquilo que aconteceu em 20 de Fevereiro de 2010”, reforçou o governante, que se fez acompanhar de Pedro Fino, secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas. Pedro Calado falada junto da foz das ribeiras de João Gomes e de Santa Luzia, no início da visita para “dar uma vista de olhos” ao comportamento das três grandes ribeiras que atravessam o Funchal.

Pelos dados da monitorização feita durante o temporal, reforçado com o fraco caudal que a ‘dupla’ ribeira regista esta tarde, Pedro Calado não hesitou em afirmar que “o comportamento das nossas ribeiras foi exemplar. Não houve o transbordar nem situações críticas que pudessem perigar a segurança das populações”, destacou.

Razão para sublinhar o investimento feito pelo Governo Regional, nomeadamente no “sistema de controlo de aluviões que foi montado o ano passado no LREC”, ou não fosse esse “um grande investimento por parte do Governo Regional”, que este fim-de-semana “permitiu controlar” o caudal de água e “a forma como as ribeiras se comportavam com a quantidade de água da chuva que caiu”. Motivo para reafirmar o “comportamento positivo, o que vem reforçar uma vez mais o grande investimento que temos estado a fazer a nível de segurança, de protecção das populações” e que diz ser “fundamental continuar a fazer”, concretizou.