Madeira

JPP defende valorização dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica

None

O JPP defendeu hoje, uma valorização da carreira dos técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica. O diploma que prevê o descongelamento das carreiras destes profissionais esteve ontem em discussão na generalidade, no Parlamento madeirense, e o JPP vai apresentar propostas que vão ao encontro das reivindicações destes profissionais.

Segundo Paulo Alves, as alterações visam dar “maior coerência na mudança que aconteceu nas carreiras dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, entre o antes e o depois da entrada em vigor deste diploma em 2019” e incluem “a transição de categorias e a contagem dos pontos por cada ano de serviço, de uma forma justa para estes profissionais”.

No caso da transição das categorias, o deputado do JPP defende que o Técnico Especialista de primeira da anterior carreira de TSDT transite para a categoria de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica Especialista Principal; o Técnico Especialista e Técnico Principal da anterior carreira transite para a categoria de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica Especialista; e o Técnico de 1.ª e 2.ª da anterior carreira transite para a categoria de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT).

No que diz respeito à contagem de pontos por cada ano de serviço, o deputado defende “um ponto e meio por cada ano de serviço, relativamente aos anos de 2018 e 2019 mas, no que concerne ao ano de 2020, deverão ser atribuído três pontos”, não só “de reconhecimento pelo seu desempenho no combate à pandemia mas também, como forma de promover a igualdade para com outros grupos de profissionais de saúde que também estão na linha da frente neste combate”, defendeu Paulo Alves.

Estas alterações estão, de acordo com o deputado, “nos poderes da Região Autónoma da Madeira” e, “mais não são do que o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo Regional, com estes estes profissionais, reconhecendo as suas competências e funções, já exercidas nas anteriores categorias”.