Madeira

PS Santa Cruz pede valorização do movimento associativo desportivo

None

A Concelhia de Santa Cruz do Partido Socialista destaca a importância do desporto e da actividade física organizada como instrumentos privilegiados na formação e desenvolvimento integral dos cidadãos, que oferecem benefícios para a saúde. Por isso, defende a necessidade de valorizar o movimento associativo desportivo.

A posição foi assumida após uma visita da estrutura concelhia ao Club Sport Juventude de Gaula, e do deputado à Assembleia Legislativa da Madeira, Rui Caetano.

António Alves considera que os clubes desportivos são a base do desenvolvimento desportivo, razão pela qual defende a necessidade de ouvir quem assume os destinos destas organizações. 

Revelando-se consciente da importância vital que os dirigentes têm na estrutura e funcionamento das organizações desportivas, sejam os clubes, as associações ou as federações, o presidente da Concelhia diz que é preciso actualizar para os novos tempos o ‘Estatuto do Dirigente Associativo Voluntário’, aproveitando a ocasião para lançar o desafio ao Governo Regional. 

Lamentou ainda que uma das primeiras medidas tomadas pela Câmara Municipal de Santa Cruz durante a pandemia tenha sido a suspensão dos apoios ao movimento associativo desportivo para a época 2019/2020 e pede “outra estratégia” para o movimento associativo desportivo.

O socialista enalteceu a solução encontrada para o Complexo Desportivo de Gaula, ao ser atribuído ao Clube, mas lembrou que o processo relativo a esta infraestrutura configura um exemplo de “falta de planeamento e de estratégia e má gestão”, já que “foi inaugurada em 2007, esteve fechada 11 anos” e “nunca serviu os propósitos para os quais foi construída”.

O Club Sport Juventude de Gaula movimenta cerca de 300 jovens, distribuídos pelas modalidades de Atletismo, Bilhar, Esgrima, Futebol, Ginástica, Kickboxing e Muay Thai. O clube sofreu uma redução de atletas em consequência da pandemia de Covid-19, mas toda a estrutura encontra-se completamente preparada para o regresso à actividade o mais rápido possível, tal como assegurou o presidente da coletividade, Eduardo Barradas.