5 Sentidos

Câmara Municipal do Funchal apoia Porta 33 com 27 mil euros

None

A Câmara Municipal do Funchal atribuiu à Associação Cultural Porta 33, um apoio anual de 27 mil euros, de acordo com o plano de actividades de interesse municipal que será concretizado pela associação ao longo de 2021. O Presidente Miguel Silva Gouveia e a Vereadora Dina Letra visitaram esta manhã este espaço cultural, onde foram recebidos por Cecília Vieira de Freitas e Maurício Pestana Reis.

Miguel Silva Gouveia referiu que o Executivo camarário assumiu um compromisso para com o Funchal, no sentido de “manter uma política de proximidade com as associações e de criar condições favoráveis para o desenvolvimento e dinamização de diversos projectos culturais de interesse para a cidade”.

A Porta 33 conta com mais de 30 anos de actividade, sendo uma das associações culturais mais antigas da cidade do Funchal. segundo o autarca, todo o trabalho aqui desenvolvido tornou-se numa “ferramenta essencial para o desenvolvimento da comunidade e da cidade, sendo geradora de riqueza para os artistas, para os cidadãos, e para a nossa cultura”.

E foi precisamente na óptica de salvaguardar o trabalho singular e todo o percurso notório da Porta 33, como uma das faces da cultura e da arte da Região, que a Autarquia assinou este protocolo de apoio à actividade. Segundo Miguel Silva Gouveia, “a Câmara Municipal vai continuar a reafirmar o seu compromisso para com a cultura, mas também para com os artistas e agentes culturais da nossa cidade”, concluiu o Presidente. 

A Porta33 – Associação Quebra Costas – Centro de Arte Contemporânea foi fundada em 1989. É uma associação cultural privada, sem fins lucrativos, sediada no centro do Funchal e é um projecto de produção e divulgação de arte contemporânea. Entre as várias actividades dinamizadas, organiza colóquios sobre o trabalho dos artistas residentes e promove visitas guiadas às exposições em colaboração com a comunidade escolar, mantendo um centro de documentação de cultura contemporânea.