Carta ao Marítimo

Caro Marítimo, clube amigo, escrevo-te esta carta, porque não te posso ver, nem falar contigo.

Só através de familiares e teus amigos de coração é que vim a saber da tua situação.

Sei que estás a sofrer para te manteres na 1ª Divisão!

É deprimente, e, sinceramente, não compreendo, ao teres um presidente que está aí há tanto tempo, não seja capaz de te livrar desse constante sofrimento.

Esta situação malvada já se arrasta há algumas temporadas!

É verdade que tens sempre te livrado da despromoção, mas numa constante aflição que deixas os teus mais queridos com o coração na mão.

Sei que nos últimos tempos tens tido um grande crescimento. Em termos de estruturas e património, um enorme desenvolvimento, o que deixa os teus aficionados muito contentes e reconhecidos ao teu presidente.

Mas se pecas nos resultados desportivos, esse património e desenvolvimento são imediatamente esquecidos.

Os milhares que, semana sim, semana não, te acompanham pela televisão e ao teu estádio te vão ver, das tuas estruturas e do teu património é, no momento, o que menos querem saber.

O que desejam e acham extraordinário é que no campo venças e convenças os teus adversários!

Que os teus jogadores se batem bem, em defesa dos teus pergaminhos, do enorme nome que tens.

Se bem que, (vou dizer-te em segredo, pois falar alto até tenho medo) tens que ter mais cuidado nas contratações, pois há jogadores que não parecem ter muitas condições.

Ou por falta de qualidade ou de adaptação, ultimamente as tuas equipas têm sido uma deceção.

E se continuares a não saber escolher jogadores, todos os anos vais ter que importar um contentor de treinadores!

Marítimo, há muitos, muitos anos que sou teu admirador e teu amigo e fico triste por te ver nessa aflição. Mudas jogadores, substituis treinadores na tentativa (sem resultado) de inverteres a situação. Será que já não é tempo de olhares para mudanças noutra…direção?

Como andas perturbado com tão maus resultados, podes ter dificuldade em descobrires onde afinal está o teu “calcanhar de aquiles”!

Tens que acabar, muito rapidamente, com este constante sofrimento que de ano para ano se sente o agravamento.

Pensa bem na tua grave situação. Se cais na 2ª Divisão, para o teu bom nome, Marítimo, para os milhares que te apoiam e estão permanentemente contigo e para (quase) toda esta Região, para além de um pesadelo é uma profunda e desoladora humilhação!

Mesmo que escapes mais uma vez da descida de divisão – o que espero que aconteça do fundo do coração – tens que parar para pensar que algo tem de mudar, pois este desassossego não pode continuar.

Insubstituível e infinito, neste caso, só tu e mesmo só tu, MARITIMO!

Ah, esta carta não visa discussão ou qualquer “guerra”, só não quero continuar a ver, que estejas a ser o “bombo (e o bobo) da festa”!

Juvenal Pereira