Madeira

Madeira participa em exercício para testar alerta de tsunamis

Iniciativa acontece entre as 8h30 e as 14 horas de amanhã, quarta-feira

None

A Madeira vai participar num exercício conjunto, esta quarta-feira, que pretende ligar as entidades da protecção civil portuguesa às suas congéneres de vários países, em caso de alerta de tsunami, testando a velocidade de reacção numa situação real.

O exercício NEAMWAVE'21 centra-se nas comunicações que seriam necessárias em caso de um "sismo responsável pela geração de um tsunami com impacto na costa portuguesa".

De Portugal serão chamados a intervir a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Marinha, corpos de bombeiros do litoral e de localidades no estuário de rios, dos Açores e Madeira, bem como outras entidades com responsabilidade em operações de socorro.

Entre as 08h30 e as 14 horas, o IPMA estará em contacto com as entidades de gestão de emergências de países como Marrocos, Espanha, Reino Unido, Dinamarca, França, Alemanha ou Irlanda, servindo como Centro de Alerta de Tsunamis.

Depois do tsunami de Dezembro de 2004 no Oceano Índico que matou mais de 200 mil pessoas em vários países, foi criado um sistema de alerta e aviso na região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos.

Nesse âmbito funcionam centros de alerta de tsunamis em Portugal, França, Itália, Turquia e Grécia.