5 Sentidos

Presidente da Assembleia enaltece obra poética de João Carlos Abreu

None

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira esteve presente, ontem à noite, na homenagem do Grémio Literário ao poeta João Carlos Abreu.

No momento, foi lançada a segunda edição do livro 'Dona Joana Rabo-de-Peixe' e uma antologia poética em língua espanhola, intitulada 'Da Isla e de Mí'.

José Manuel Rodrigues destacou "o quanto à Madeira deve a João Carlos Abreu", na dimensão humana e política, “uma pessoa que deu universalidade à insularidade”.

“Como jornalista, poeta, escritor, político e governante, João Carlos Abreu, procurou sempre enaltecer os valores e a identidade das nossas ilhas, projetando a nossa cultura e as nossas gentes. O João Carlos fez da ilha um Mundo e do Mundo a sua ilha”, registou o presidente do parlamento da Madeira.

José Manuel Rodrigues elogiou ainda as qualidades humanas deste cidadão madeirense que “teve uma vida de entrega e de solidariedade na nossa comunidade, ajudando na educação e formação de muitas pessoas”.

As obras do poeta e escritor foram apresentadas por Marcelino de Castro e por Aquiles Garcia Brito.

O Grémio Literário contou com a presença de personalidades do jornalismo, das artes e do espectáculo de Lisboa, além de inúmeros amigos vindos da Madeira.

O Grémio Literário foi criado por Decreto Régio de D. Maria II, em 1846, e pelos seus salões têm passado os mais diversos vultos da cultura portuguesa.