Coronavírus Madeira

Quase 4 mil primeiras vacinas em 5 dias

None

Desde 19 de Novembro quando o Governo Regional anunciou novas medidas de contenção da pandemia, até ontem, 24 de Novembro, foram administradas vacinas a 8.821 pessoas, das quais 3.896 primeiras doses.

Estes números foram avançados esta manhã pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, que diz-se muito satisfeito pelo resultado das medidas apresentadas e muito criticadas.

Números que são "significativos" e "importantes", acreditando que a pressão do Governo está a ter "um efeito muito bom, apesar de eu ter sido, uma vez mais, o mau da fita", atirou.

E reforçou a urgência de controlo da pandemia: "Acho que qualquer pessoa percebe uma coisa, nós não vamos andar aqui com uma pistola atrás das pessoas, mas se você tem um estabelecimento a única forma de você garantir que o estabelecimento não fecha e que nós não encerramos isto tudo, é garantir que as pessoas que entram no estabelecimento têm um teste antigéneo, que é grátis e válido durante uma semana. É a única maneira de nós controlarmos as cadeias de transmissão, isso é fácil de perceber, qualquer pessoa percebe. As pessoas ficaram chateadas porque iam despender 10 minutos da sua vida a fazer um teste. Isso não tem nenhum sentido, isto é para a proteção de toda a gente. Eu não posso voltar a fechar a Madeira. Nós não temos condições para fechar a nossa actividade económica."

Garantindo que não quer fazer como na Alemanha ou na Áustria, "nem há necessidade disso", garantiu, mas "é fundamental as pessoas cumprirem regras básicas, fazerem os testes e se vacinarem, no sentido de nós termos o controle da cadeia de infecções", assegurando, por exemplo, que nos centros comerciais "já estamos articulados".