Desporto

União 1913 lamenta situação

None

O União 1913 lamenta a situação em torno do emblema azul-e-amarelo, o que expressou através de comunicado.

Eis o comunicado:

Em primeiro lugar, cumpre-nos lamentar a recente factualidade com que se vem debatendo o Clube de Futebol União da Madeira, Futebol SAD, que não é mais de que um corolário sobejamente previsível, fruto de atos de gestão causadores de indelével e variado dano para a centenária marca União da Madeira.

2 – Os mesmos problemas com que se vem debatendo a SAD, são extensíveis à sua agremiação fundadora, o Clube de Futebol União, que hoje viu ser decretada pelo Tribunal Judicial da Comarca da Madeira a respetiva liquidação e extinção.

3 – Em reunião de assembleia-geral realizada em 01 de fevereiro de 2020, os Sócios do Clube de Futebol União, de forma unânime, aprovaram a criação de uma entidade jurídica que, face aos inúmeros problemas de índole financeiro e operacional apresentados pelo Clube de Futebol União e pela sua SAD do Futebol, se constituísse como legítima representante da marca União da Madeira, prosseguindo, numa base criteriosa, a atividade desportiva e social da marca, nos moldes que esta, fundamentadamente, exige.

4 – O Clube de Futebol União da Madeira 1913, por direito próprio, legítimo intérprete e representante da nossa marca, iniciou a sua atividade desportiva na época transata, tendo sido obrigado a suspendê-la na presente época desportiva, por força do impedimento que nos foi imposto pelos “autointitulados salvadores do União”, no que concerne à utilização do nosso complexo desportivo. 

5 – Estamos preparados e motivados para, com rigor, verdade e transparência, assumirmos o mandato que os Sócios do Clube de Futebol União nos conferiram, sendo certo que o nosso projeto só será bem-sucedido se, penhoradamente, todos juntos, Sócios e Adeptos do União, reunirmos a força aglutinadora de outros tempos.

6 – É certo e sabido que uma das premissas para concretização do nosso projeto social e desportivo dependerá sempre de nos vir a ser facultado, por quem de direito e com a necessária legalidade, o acesso ao complexo desportivo do União da Madeira, no Vale Paraíso, Camacha.

7 – A responsabilidade é enorme. A exequibilidade do projeto depende dos Unionistas e das demais Entidades percursoras do fim público que a atividade desportiva encerra.