Mundo

Mais de 240 migrantes resgatados ao largo das Canárias

None
Foto Shutterstock

Um total de 242 migrantes foram resgatados ao largo das ilhas Canárias, em Espanha, e bordo de cinco barcos diferentes, entre sexta-feira à noite e a madrugada de hoje, informou a organização Maritime Salvage.

Desses 242, 209 desembarcaram nas Canárias e os outros 33 estavam hoje de manhã a ser conduzidos a outro porto das ilhas Canárias.

Dois dos migrantes foram hospitalizados, um na Gran Canária e outro em Lanzarote, informou o Centro Regional de Coordenação de Emergências e Segurança através da sua conta no Twitter.

Os ocupantes dos cinco barcos, de origem magrebina e da África subsaariana, foram resgatados em locais diferentes e encaminhados para vários portos das ilhas Canárias.

A rota da África Ocidental, que atravessa o oceano Atlântico e a costa oeste de África até às Canárias, é conhecida por ser extremamente perigosa, por causa das fortes correntes marítimas.

Mesmo com tais perigos, esta rota tem atraído cada vez mais migrantes, sobretudo provenientes de países da África subsaariana, que desejam chegar ao território europeu, a grande maioria a bordo de embarcações muito precárias e sobrelotadas.

Pelo menos 887 migrantes morreram, incluindo 60 crianças, ao tentar fazer a travessia marítima até às Canárias desde o início do ano, mais do dobro do número registado no mesmo período em 2020, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Pelo menos 14.720 migrantes chegaram de forma irregular às ilhas Canárias entre 01 de janeiro e 15 de outubro, quase o dobro face ao mesmo período do ano passado, de acordo com os últimos dados do Ministério do Interior espanhol.