País

Saiba o que é notícia este domingo

None

A seleção portuguesa de futsal procura hoje juntar o título mundial ao europeu e destacar-se ainda mais na história da modalidade, tendo pela frente, na final da competição, a Argentina, atual detentora do troféu.

Campeões europeus em 2018, na Eslovénia, a equipa das 'quinas' defronta o conjunto argentino a partir das 20:00 (18:00 em Lisboa), na Zalgiris Arena, em Kaunas, no jogo decisivo do Mundial de futsal de 2021, que se tem realizado na Lituânia desde 12 de setembro.

Conseguida a melhor prestação de sempre, superando o terceiro lugar da edição de 2000, na Guatemala, a equipa das 'quinas' procura agora a 'glória suprema', depois de superar, no prolongamento e grandes penalidades, as congéneres da Sérvia, Espanha e Cazaquistão, na fase a eliminar.

Líder do Grupo C, com sete pontos, fruto de vitórias sobre a Tailândia (4-1) e Ilhas Salomão (7-1) e um empate com Marrocos (3-3), Portugal passou Sérvia (4-3) e Espanha (4-2), nos 'oitavos' e 'quartos', respetivamente, com dificuldade, tal como os cazaques, nas meias-finais, onde foi preciso ir às grandes penalidades (4-3, após 2-2 no tempo extra).

O derradeiro obstáculo é a Argentina, que, na sequência de um inédito título em 2016, na Colômbia, tem agora a oportunidade de revalidar o cetro, depois de vencer o Grupo F, com nove pontos, derrotando os Estados Unidos (11-0), a Sérvia (4-2) e o Irão (2-1).

Na fase a eliminar, a formação 'albiceleste' ultrapassou o Paraguai, por 6-1, nos oitavos de final, a União de Futebol da Rússia (RFU), por 5-4, nas grandes penalidades, após 1-1 no prolongamento, nos quartos de final, e o Brasil, por 2-1, nas meias-finais.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

O ciclo Pianomania da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, arranca hoje com o pianista Ivo Pogorelich, seguindo-se, ao longo da semana, Lucas Debargue (dia 04), Rudolf Buchbinder (dia 05) e David Fray (dia 06).

O ciclo decorre ao longo da próxima semana, no Grande Auditório, sempre a partir das 20:00.

No fim de semana de 09 e 10 de outubro, a atenção ao piano, na temporada da Gulbenkian Música, culmina num ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven, que vão ser interpretadas por oito pianistas portugueses: João Casimiro Almeida, Nuno Ventura de Sousa, Pedro Lopes, Raul da Costa, Luísa Tender, Bruno Gomes, Vasco Dantas e Pedro Gomes.

Estes recitais serão exclusivamente transmitidos em 'livestreaming', nas plataformas digitais da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 12:00 de sábado e domingo.

DESPORTO

O líder Benfica procura hoje manter o registo 100% vitorioso na I Liga de futebol, na receção ao Portimonense, em jogo da oitava jornada, que lhe permita repor a vantagem pontual para os rivais FC Porto e Sporting.

Face aos triunfos alcançados no sábado por 'dragões' e 'leões', que passaram a somar 20 pontos, os 'encarnados', com 21, vão tentar dar sequência ao desempenho categórico sobre o FC Barcelona (3-0), para a Liga dos Campeões, e somar a oitava vitória seguida na prova, antes do interregno do campeonato, para os jogos das seleções.

A partir das 18:00, no Estádio da Luz, o Benfica terá pela frente um surpreendente Portimonense, que está na sexta posição, com 11 pontos, e que certamente ambiciona ultrapassar o Sporting de Braga, quinto, com 12, e entrar no 'top 5' da I Liga.

Os minhotos, que têm apenas uma vitória nos últimos quatro encontros da prova, fecham a jornada às 20:30, com uma receção ao Boavista, outra das formações que também olha para os lugares europeus, uma vez que ocupa o nono posto, com nove pontos.

Quando entrarem em campo, os 'arsenalistas' já saberão o resultado do principal oponente, o Estoril Praia, quarto classificado, com 14 pontos, que, às 18:00, joga em casa, com o Gil Vicente, equipa que não sabe o que é vencer desde a segunda jornada e que segue em 10.º lugar, com oito.

INTERNACIONAL

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues inicia hoje uma visita de dois dias a Madrid, a convite da presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Meritxell Batet Lamaña, durante a qual participará no IX Fórum Parlamentar Luso-Espanhol.

O Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, que se realiza dia 04 de outubro, tem como objetivo proceder ao balanço e à avaliação anual das relações bilaterais entre Portugal e Espanha e contribuir para o "conteúdo substantivo" das Cimeiras Governamentais Luso-Espanholas, cuja 32.ª acontecerá no próximo dia 28 de outubro, em Trujillo, na Comunidade Autónoma da Estremadura.

O presidente do Parlamento lidera uma delegação parlamentar composta ainda pela vice-presidente do Parlamento, Edite Estrela, e pela primeira secretária, Maria da Luz Rosinha, além dos presidentes das comissões parlamentares de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, Sérgio Sousa Pinto; Defesa Nacional, Marcos Perestrello; Assuntos Europeus, Luís Capoulas Santos; Trabalho e Segurança Social, Pedro Roque e Cultura e Comunicação, Alexandre Quintanilha.

Integram também a comitiva deputados das comissões parlamentares de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação; Ambiente, Energia e Ordenamento do Território e Administração Pública e Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local.

No primeiro dia da visita, Ferro Rodrigues participa num jantar oferecido pela presidente do Congresso dos Deputados de Espanha em sua honra.