Desporto

Ricardo Pacheco é o novo presidente do Santa Clara

Foto DR/Eduardo Resende/Açoriano Oriental
Foto DR/Eduardo Resende/Açoriano Oriental

Ricardo Pacheco foi hoje eleito presidente da Direção do Clube Desportivo Santa Clara, clube da I Liga de futebol, com 89,4% dos votos, num ato eleitoral em que foi o único candidato.

Num total de 141 votantes, foram apurados 265 votos, com a lista de Ricardo Pacheco a reunir 237 votos (89,4%), de acordo com a informação divulgada pelos órgãos do clube.

Nas declarações aos jornalistas, após a divulgação dos resultados eleitorais, o novo presidente lembrou a "história lindíssima" do Santa Clara e defendeu que é com a "diáspora que o clube pode crescer".

"Temos neste momento cerca de 1.500 sócios. O Marítimo da Madeira tem, salvo erro, 10, 12 mil sócios. A diáspora da Madeira é uma diáspora bonita (...), mas nem de perto nem de longe é tão grande como a maior diáspora deste país, que é diáspora açoriana", observou.

E acrescentou: "Não tenho dúvidas que ao fim de três anos, é um objetivo difícil, não vamos quantificar números, mas, seguramente, 1.500 sócios não poderão ser. O Santa Clara vai ter de crescer, o manto vermelho vai ter de crescer".

Ricardo Pacheco disse ainda que o Santa Clara vai "tentar ter mais modalidades" e advogou que o clube deve ter uma boa relação com a SAD (cujo capital social detém em 40%).

"Se o clube e a SAD estiverem de costas voltadas é um mau caminho, é um mau prenúncio", assinalou.

Ricardo Pacheco, advogado de profissão, foi secretário-geral e vice-presidente do PSD/Açores e candidato a secretário-geral da Direção nas eleições anteriores para os órgãos sociais do Santa Clara, na lista encabeçada por Miguel Simas, que acabou derrotada pela de Rui Cordeiro.

Em 28 de agosto, Rui Cordeiro demitiu-se de presidente do clube e da SAD, por entender que não tinha condições para trabalhar com o novo Conselho de Administração da SAD, liderado por Ismael Uzun.