Turismo Madeira

Eduardo Jesus destaca contributo do sector do Turismo para a retoma económica da Região

None
[O Turismo] sem dúvida alguma aquele sector que foi mais afectado com a pandemia, também é aquele que deixa o maior contributo no momento da retoma [económica].

A afirmação é do secretário regional de Turismo, Eduardo Jesus, em reação às estatísticas de Setembro, hoje divulgadas pelo INE.

Madeira continua a destacar-se nas dormidas de residentes no alojamento turístico

Segundo o INE, a nível nacional, pela primeira vez desde o início da pandemia, as dormidas de não residentes superaram as dos residentes

Em análise aos números, o governante observa que "confirma-se a tendência que se vinha a registar este ano", salientando que o mês de Setembro de 2021 regista um aumento de 1,2 por cento nos hóspedes entrados na Região face a 2019, portanto um "mês melhor" do que o correspondente no "ano pré-pandémico".

Em relação ao ano passado, frisa que "a comparação com 2020 não tem grande importância, porque é um ano completamente atípico", embora ressalve que "termos nesta altura uma créscimo de sensivelmente 50% da actividade no que diz respeito às dormidas".

Um outro dado importante, nota, é o crescimento das entradas de residentes em Portugal. "Cresce em dormidas cerca de 90%, o que demonstra bem a capacidade de reação e de resposta do mercado nacional ao apelo para a viagem à Região Autónoma da Madeira", sustenta, acrescentando que Portugal corresponde cerca de 25% das dormidas da Região Autónoma da Madeira em Setembro".

"Nos outros 75% encontramos o Reino Unido em primeiro lugar, a Alemanha em segundo, e a França em terceiro", revela.