Desporto

Portugal inicia com goleada apuramento para o Europeu de futsal feminino

Foto: Arquivo/DR
Foto: Arquivo/DR

Portugal entrou hoje a vencer na qualificação para o Europeu de futsal feminino, ao golear a Eslovénia por 6-0 no primeiro jogo do grupo 2 de apuramento, no qual Lídia Moreira foi a 'estrela' da tarde.

Em jogo disputado em Karlovac, na Croácia, onde decorre o mini-torneio de apuramento, em que o vencedor garantirá lugar na fase final do Europeu, em março de 2022, a seleção das 'quinas' teve um jogo de sentido único.

A equipa comandada por Luís Conceição, vice-campeã europeia em título, apenas pecou na eficácia, face à 'avalanche' de oportunidades perdidas -- com 45 tentativas de remate, 20 das quais enquadrados com a baliza.

A fluidez do jogo e a pouca resistência do adversário, que na primeira parte quase não saiu do seu meio-campo, permitiu ao selecionador português dar minutos a todas as jogadoras, entre as quais a guarda-redes suplente Odete Rocha, já na segunda parte.

Mas de todas, Lídia Moreira esteve em evidência, com a pivot do Novasemente a estar em quatro dos seis golos: marcou o primeiro (seis minutos), assistiu no segundo, de Inês Fernandes (sete) e no terceiro, de Ana Pires (29), e fez pressão no quarto, com a bola a ressaltar para os pés de Pisko (31).

Com a Eslovénia menos eficaz na ocupação do espaço, num jogo em que foi quase inexistente na transição, preocupando-se em fechar os caminhos da baliza de Valentina Tus, o quinto golo português saiu de uma 'bomba' do meio da rua de Sara Ferreira já a cinco minutos do final, e o sexto por Cátia Morgado, num remate cruzado desde o lado esquerdo, quase no último minuto.

Na quinta-feira, Portugal volta a jogar no Mladost Sports Hall, diante da Polónia (15:00 horas de Lisboa), num apuramento que fecha no sábado diante da anfitriã Croácia (15:30), com a terceira e última jornada do grupo 2.

Os vencedores dos quatro grupos de apuramento garantem lugar na fase final do Europeu de 2022.