Coronavírus Madeira

JPP pede "urgência" no plano de testagem à comunidade escolar

None

O Juntos Pelo Povo (JPP) veio hoje a público instar o Governo Regional a definir e divulgar com "urgência" o plano de testagem à comunidade escolar.

O deputado Paulo Alves começou por recordar que, "na passada quinta-feira, 31 de Dezembro, o presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque, anunciou que toda a população escolar, um universo de 52 mil pessoas, vão ser submetidas a testes rápidos para covid-19, visando garantir mais segurança para todos".

Tendo em conta que o início das aulas está previsto para amanhã (dia 4 de Janeiro), o JPP insiste que "urge que o Governo Regional defina quando e como serão realizados os testes".

"Não podemos admitir que, como é apanágio deste governo, apenas na véspera ou no próprio dia, seja feita a divulgação dos procedimentos, neste caso, do plano de testagem à comunidade escolar".

Por outro lado, o deputado evidencia que os enfermeiros "estão a trabalhar no limite" e "não têm capacidade para mais testagens" e, neste seguimento questiona: "Como se irá processar a realização destes testes e, ainda, se a Região dispõe de recursos humanos para a execução deste procedimento?"

Observa ainda que os testes rápidos comportam a probabilidade de obter falsos negativos.

"Para que a medida seja eficaz tem de ser executada num curto espaço de tempo e de forma a isolar casos positivos, impedindo contágios dentro do meio escolar. Salientando que, pela natureza do teste rápido, a probabilidade de obter falsos negativos é significativa, ou seja, importa ressalvar que, um resultado negativo num teste rápido não permite excluir, por si só, uma infecção pelo SARS-CoV-2".
Fechar Menu