Madeira

Deputados do PSD acusam Governo da República de "falta de solidariedade"

Em causa está “a falta de apoios financeiros” após as tempestades que assolaram a Região

None
Foto ASPRESS

Os deputados do PSD eleitos pela Madeira acusam o Governo da República de falta de “solidariedade e disponibilidade para ajudar financeiramente a Região Autónoma da Madeira e para criar um apoio financeiro extraordinário à recuperação e reconstrução das zonas afectadas pelas intempéries de 25 de Dezembro e do início de 2021”.

Os sociais-democratas lembram que freguesias de Ponta Delgada, Boaventura, Seixal, Faial, Porto da Cruz e Machico foram as mais assoladas pela intempérie, que "afectaram gravemente bens móveis e imóveis, designadamente habitações, estabelecimentos comerciais, infraestruturas públicas, empresas, terrenos agrícolas, estradas regionais, municipais, redes de água, eletricidade e comunicações”.

Numa pergunta dirigida ao Primeiro Ministro e ministro das Finanças, os deputados do PSD alertam que a região já atravessa “uma situação delicada”, decorrente da pandemia de covid-19, a que se junta agora esta “catástrofe natural”.

O Governo Regional estima que só o temporal do dia de Natal provocou prejuízos na ordem dos 40,6 milhões de euros. As verbas necessárias destinam-se à recuperação da rede viária e fluvial, habitações, distribuição de água potável, distribuição de água de rega na agricultura, fornecimento de energia elétrica e em diversos múltiplos equipamentos municipais.

Temporal na Madeira causou prejuízos de 40,6 milhões de euros

A recuperação de Ponta Delgada e Boaventura, na sequência da aluvião de 25 de Dezembro de 2020, vai custar 40,6 milhões de euros.

O PSD deixa duas questões:

a) Por que razão, o Governo da República até à data, ainda não manifestou a sua solidariedade e disponibilidade para ajudar financeiramente a Região Autónoma da Madeira?

b) Para quando a consagração de um apoio financeiro extraordinário nacional à recuperação e reconstrução das zonas da Madeira afetadas pelas intempéries de 25 de Dezembro e do início de 2021?

Fechar Menu