País

Universidade Aberta comemora Dia Nacional do Mar com evento on-line

None

A Universidade Aberta promove, na próxima segunda-feira, dia 16 de Novembro, às 10h30, um evento on-line para assinalar o Dia Nacional do Mar, através da organização conjunta dos Centros Locais de Aprendizagem (CLA) de Reguengos de Monsaraz, , Praia da Vitória, Silves e Madeira.

"Pretendemos, assim, celebrar o Mar, eterna fronteira de Portugal e das suas Ilhas, que moldou tanto a identidade como a história do País", refere a instituição em nota de imprensa.

A iniciativa tem como propósito "sensibilizar para a importância de proteger e preservar os recursos marinhos, onde se explorará a questão da poluição dos oceanos, problematizando, por exemplo, o problema dos (microplásticos), e, também, a questão das alterações climáticas e a influência do Mar para o futuro dos portugueses".

A sessão de abertura caberá ao vice-reitor da Universidade Aberta, Domingos Caeiro, seguindo-se as comunicações de vários oradores convidados, entre os quais Rui Caldeira do Observatório Oceânico da Madeira.

O evento decorrerá através da plataforma Colibri/Zoom e destina-se à comunidade em geral, a estudantes, e a todos os que têm interesse na temática Ambiente e interesse no tema.

A participação é gratuita, possibilita a obtenção de certificado de participação, mas exige inscrição prévia através do formulário on-line:

Evento comemorativo do Dia Nacional do Mar

DATA: 16 de novembro de 2020 HORÁRIO (Portugal Continental): 10h30 às 16h00 PROGRAMA 10h30 – Abertura Vice-Reitor da Universidade Aberta – Prof. Doutor Domingos Caeiro 10h40 - Comunicação pelo Eurodeputado Doutor Manuel Pizarro 11h00 – Comunicação da Prof. Doutora Sónia Seixas (Universidade Aberta - MARE) • A importância da Pesca e Pescado em Portugal 11h20 - Comunicação pela Dra. Ana Rita Fraga (Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores) • A função do Mar enquanto recurso de emprego 11h40 – Testemunho de Lázaro Silva, CEO da empresa Uniproalgas • A exploração racional de organismos aquáticos 12h00 – Debate e questões 12h15 – Pausa para Almoço 14h30 – Comunicação pela Dra. Conceição Gago (Agência Portuguesa Ambiente) • A qualidade da Água nas Praias 14h45 – Comunicação pela Doutora Filipa Bessa (Universidade de Coimbra-MARE) • A Poluição dos oceanos por (micro)plásticos: desafios e soluções no contexto das alterações climáticas 15h00 - Comunicação pelo Doutor Rui Caldeira (Observatório Oceânico da Madeira) • Os projetos do OOM 15h15 - Comunicação pelo Prof. Doutor Fernando Caetano (Universidade Aberta-ALV) • Emissões Atmosféricas de CO2 e Oceanos 15h30 – Debate e questões 15h45 - Encerramento ORGANIZAÇÃO: Universidade Aberta CLA da Madeira CLA da Praia da Vitória CLA de Reguengos de Monsaraz CLA de Silves APOIO: Agência Portuguesa do Ambiente (APA) Associação Académica da Universidade Aberta (AAUAb) Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA) Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) Empresa Uniproalgas Observatório Oceânico da Madeira (OOM)

Fechar Menu