Que se passa?

Nos meses de Verão, com a abertura ao turismo e com o regresso dos filhos da terra para férias, houve sempre o registo de casos quase diários, na sua grande maioria importados.

Por isso pergunto, que se passa agora?

Não consigo entender este aumento brutal, e diria descontrolado, dos casos de transmissão local.

Eu pergunto se é assim tão difícil uma pessoa ao voltar de uma zona de risco, esperar nem 12 horas pelo resultado, em total isolamento.

Claro que nem todas as casas têm as condições para tal. Mas há sempre a possibilidade de se auto isolar num quarto de hotel até receber o resultado.

Eu quando voltei fiz o teste e isolei-me numa unidade hoteleira até receber o resultado. Demorou 6 horas, numa altura já de grande movimento na ilha. Contudo, há sempre o risco de se ter o vírus e não ter sido detectado, pois é uma quantidade inferior ao limite de detecção do teste PCR. Neste caso, cabe a cada pessoa ter o máximo de cuidados, ter disciplina no uso da máscara e desinfecção das mãos, mas principalmente evitar grandes reuniões familiares e de amigos. Resumindo, não relaxar!

As coisas estavam a correr bem, dentro da medida do possível. Não pode continuar este descontrolo, não se pode deitar a perder todo o trabalho que foi feito para manter a ilha segura.

Não concordo com o segundo teste aos estudantes que voltem para o Natal. Nos meses de Verão, muitos voltaram para férias e as coisas correram bem. E porquê só aos estudantes? Eduquem e responsabilizem as pessoas (turistas e residentes) pelas suas acções!

Acho que o governo deveria exigir aos turistas o teste no local de origem, de modo a aliviar a despesa com testes e alojamento no caso de teste positivo. É certo que da parte do governo é uma medida para não afugentar os turistas, mas não faz sentido estes planearem férias para depois ficarem fechados num quarto numa terra que não é a sua casa.

Não é admissível que com o controlo que temos, haver tantas escolas com casos de covid-19. O cenário horrível que seria se chegar aos lares, e não vejam esta possibilidade como impossível, previnam!

Já morreram duas pessoas com covid-19, uma senhora que nem do seu quarto podia sair, e um senhor do qual desconheço os detalhes.

A morte destas duas pessoas foram a consequência da irresponsabilidade de quem tinha o dever de os proteger (conhecidos e desconhecidos).

Pensem nos outros quando decidem relaxar, quando acham que estão bem.

R.N.

Fechar Menu