Madeira

Hortas Urbanas vão nascer na Quinta do Leme

None Ver Galeria

Está em fase de conclusão a operação de limpeza e desocupação da parcela de terreno, com cerca de 2.600m2, propriedade do município, contígua ao bairro municipal da Quinta do Leme. Os terrenos serão loteados e cedidos a título precário aos habitantes do bairro para exploração de hortas urbanas. No total foram removidas mais de 120 toneladas da linha de água contígua que será alvo de consolidação.

Os trabalhos de limpeza e requalificação dos terrenos contíguos ao bairro Municipal da Quinta do Leme, em Câmara de Lobos, estão em fase de conclusão.

A operação executada pelos serviços operacionais de obras e ambiente da autarquia de Câmara de Lobos, permitirá a implantação de hortas urbanas que serão cedidas a título precário aos habitantes do bairro. 

 Segundo o vereador Leonel SilvaA autarquia encontra-se a elaborar o levantamento ortofotográfico da área e elaboração do respetivo regulamento, de forma a garantir a equidade de acesso a todos os que demonstrem interesse bem como a manutenção da harmonia paisagística da zona de implantação”.

Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal está a limpar e desobstruir o leito de uma linha de água tributária da Ribeira do Vigário [numa extensão de sensivelmente 150m], e contígua à actual área de intervenção, incluindo a correção, conservação e reabilitação natural das respectivas margens, recorrendo a técnicas de bioengenharia, como introdução e plantação espécies arbustivas e arbóreas (seiceiros) e a colocação blocos pétreos de grandes dimensões, de forma a diminuir os riscos de erosão e promover à estabilização dos taludes contíguos.

A acção de limpeza à linha de água, explica a autarquia, visou a remoção de grandes quantidades de resíduos sólidos urbanos e a limpeza de um conjunto de espécies infestantes, num total acumulado de 120 toneladas de resíduos, e teve como objectivos, para além da componente ambiental associada, assegurar e garantir a condições de escoamento superficial dos caudais líquidos e sólidos, em situações normais ou extremas.

O objectivo do município é contribuir para a minimizar o grau de exposição ao risco de pessoas e bens a jusante e, consequentemente, atenuação da severidade e magnitude fenomenológica associada aos eventos hidrológicos com potencial destrutivo (cheias e inundações urbanas).

Os trabalhos de execução foram realizados em articulação com o Serviço de Hidráulica Fluvial, da Direcção Regional do Equipamento Social e Conservação, sobretudo no que concerne no acompanhamento técnico.

Fechar Menu