Regiões Autónomas registaram 10 infracções por uso incorrecto de dispositivos de segurança
A campanha 'Cinto-me Vivo', integrada no Plano Nacional de Fiscalização 2026, registou 10 infracções relativas à não utilização ou utilização incorrecta de dispositivos de segurança nas Regiões Autónomas, entre os dias 8 e 14 de Setembro.
O balanço divulgado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em conjunto com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), indica que, a nível nacional, foram detectadas 619 infrações relacionadas com a utilização do cinto de segurança, sistemas de retenção para crianças e capacete.
Das 619 infracções, 609 foram registadas no Continente e dez nas Regiões Autónomas. A GNR detectou 499 destas infrações e a PSP 120.
Durante a campanha foram fiscalizados 5.840 veículos nas Regiões Autónomas, integrados num total de 3.758.836 veículos fiscalizados em todo o território nacional.
No mesmo período, registaram-se 170 acidentes nas Regiões Autónomas, dos quais resultaram uma vítima mortal, cinco feridos graves e 43 feridos leves. Estes acidentes representam 6% dos 2.800 acidentes registados em todo o território nacional entre 8 e 14 de Setembro.
A vítima mortal trata-se da mulher, na casa dos 50 anos, que morreu na sequência do grave acidente ocorrido na zona das Romeiras, em Santo António, no Funchal.
Mulher morre em acidente nas Romeiras
Homem, também na casa dos 50 anos, ficou ferido
Orlando Drumond , 11 Setembro 2026 - 16:52
O balanço divulgado pelas autoridades não discrimina, contudo, os dados relativos à Madeira e aos Açores, não sendo possível determinar, a partir deste documento, quantas das infracções ou dos acidentes ocorreram especificamente na Região Autónoma da Madeira.
A campanha 'Cinto-me Vivo' teve como objectivo sensibilizar e fiscalizar os condutores para a utilização correcta dos dispositivos de segurança, através de acções presenciais promovidas pela ANSR e operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo