CDS pede consenso entre autoridades e pescadores no Caniçal
O CDS-PP Machico expressou, na manhã desta segunda-feira, a sua preocupação
face à apreensão de peixe seco no Caniçal, apelando às autoridades para que
atuem com compreensão e bom senso na aplicação das regras e da legislação.
O partido sublinha, através de um comunicado de imprensa, que o sector das pescas encontra-se a atravessar uma fase "particularmente exigente, marcada pela diminuição do pescado e pela consequente quebra de receitas."
"A este cenário junta-se a proximidade da Festa de Nossa Senhora da Piedade, um dos momentos mais marcantes para a comunidade local, o que reforça a necessidade de ponderação, dado que o gaiado seco apreendido se destinava ao consumo durante as festividades e no seio das famílias dos pescadores", refere ainda.
A Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Machico manifesta, assim, a expectativa de que as análises em curso pelos serviços veterinários permitam alcançar um consenso entre todas as partes envolvidas, garantindo o cumprimento da lei e a defesa da saúde pública, sem comprometer o rendimento das famílias do setor.
Por fim, o CDS-PP diz estar confiante na capacidade de entendimento entre a
Autoridade Marítima, a GNR, o Governo Regional e os pescadores para encontrar
uma solução equilibrada que salvaguarde todos os interesses em causa.