PPM critica "falta de soluções" para habitação e sem-abrigo no Funchal
O PPM Madeira considera que os discursos proferidos pelos partidos com assento na Assembleia Municipal do Funchal, por ocasião dos 518 anos da elevação da cidade, revelam "mais do mesmo", e critica tanto a oposição como o executivo camarário pela "falta de soluções" para os principais problemas que afectam os funchalenses.
Em comunicado divulgado, esta sexta-feira, em que se assinala os 518 anos da elevação do Funchal a cidade, o PPM refere ter optado este ano por ouvir e analisar os discursos dos partidos representados na Assembleia Municipal antes de se pronunciar sobre a situação da cidade.
Na análise feita pela estrutura regional do partido, a oposição apresentou "discursos vazios", enquanto o executivo camarário terá proferido "um discurso de uma mão cheia de nada".
Entre as principais críticas está a questão da habitação. O PPM defende que o Funchal "já não é para os funchalenses", considerando que a cidade está actualmente "projectada para construções de alto luxo", que, segundo o partido, estão fora do alcance da maioria da população.
"O comum madeirense não pode suportar um simples arrendamento, quanto mais a compra de uma casa", afirma o PPM.
A situação das pessoas em situação de sem-abrigo é outro dos problemas apontados pelo partido, que acusa o executivo municipal de não encontrar, em articulação com o Governo Regional e a Segurança Social, uma resposta para a situação.
Para o PPM, a cidade encontra-se "atafulhada" de pessoas em situação de sem-abrigo, considerando que esta é uma problemática que continua a marcar as ruas do Funchal.
O partido critica ainda os partidos com representação na Assembleia Municipal e o executivo camarário por não acolherem propostas apresentadas pelas forças políticas sem representação nos órgãos municipais.
Segundo o PPM, já foram apresentadas "várias soluções" para os problemas que actualmente afetam os funchalenses, mas "as cores políticas e a cegueira de dar o braço a torcer" impedem uma cedência em nome do bem-estar da população.
O partido estende essa preocupação aos turistas que visitam a cidade, defendendo que a resolução dos problemas do Funchal beneficiaria tanto os residentes como quem visita a capital madeirense.