Aplicação de estatísticas da Madeira apresentada em Lisboa
Autoridade estatística regional mostrou a sua app RAMStats 2.0 no Conselho Superior de Estatística
A aplicação RAMStats 2.0, desenvolvida pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), foi apresentada numa sessão temática do Conselho Superior de Estatística (CSE), em Lisboa, dedicada à comunicação e difusão de estatísticas oficiais na era digital. Aquela entidade superintende o Sistema Estatístico Nacional e integra, além das autoridades estatísticas (Instituto Nacional de Estatística e suas entidades delegadas, Banco de Portugal, DREM e Serviço Regional de Estatística dos Açores), representantes de confederações patronais, sindicatos, e de vários Ministérios e Direções-Gerais.
Durante cerca de 30 minutos, Adrião Neves, chefe de divisão de Sistemas e Tecnologias de Informação da DREM e responsável pelo desenvolvimento da aplicação, apresentou as principais etapas de criação da versão 2.0 da RAMStats. A apresentação recebeu comentários positivos dos participantes e suscitou algumas questões técnicas por parte do Instituto Nacional de Estatística (INE).
App como novos indicadores e funcionalidades
Desde que o DIÁRIO deu conta, na sua edição impressa de 17 de Julho, do lançamento da aplicação RAMStats 2.0 nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS), a DREM foi recebendo sugestões e também se apercebendo da possibilidade da introdução de algumas melhorias. Desde então, o número de indicadores aumentou de 309 para 320, os gráficos passaram a incluir as quebras de série e foram objeto de melhorias visuais para facilitar a leitura da informação, e passou a ser possível subscrever o calendário de difusão da DREM no calendário pessoal (Outlook, Google ou iPhone), com todos os temas ou só alguns.
O utilizador pode seguir os indicadores que lhe interessam e receber uma notificação sempre que há dados novos. A última versão, a 2.0.6, trouxe às apps a possibilidade de enviar pedidos de indicador à DREM e de receber anúncios da DREM por notificação.
Sabe o DIÁRIO que até 23 de Setembro, menos de três meses após o lançamento, a aplicação registou 240 descarregamentos, 120 em cada uma das lojas, sendo que aquele número vem crescendo semana após semana.
Novo portal da DREM já em construção
Com a aplicação de smartphone estabilizada, a DREM está com as baterias apontadas para o novo portal de internet, cuja disponibilização está prevista para 2027, sendo que o seu desenvolvimento será feito exclusivamente com recursos internos. Adrião Neves coordenará os trabalhos no que respeita à parte informática, com a supervisão dos conteúdos do portal a cargo da responsável pela publicação “50 Anos de Autonomia – Testemunhos e Números”, Rita Freitas, estando a parte gráfica sob a responsabilidade do chefe de divisão de Comunicação e Imagem da DREM, Roberto Rodrigues.