Barcelona vence Espanyol com golos nos últimos minutos
Dois golos nos últimos minutos permitiram hoje ao FC Barcelona vencer em casa do 'vizinho' Espanyol, por 2-0, na 18.ª jornada da Liga espanhola de futebol, somando o nono triunfo consecutivo na prova.
Num encontro em que sentiRAM bastante dificuldades, os 'blaugrana' apenas puderam respirar nos últimos minutos, graças a dois golos marcados por jogadores saídos do banco, primeiro num grande remate de Dani Olmo (86) e depois por Lewandowski (90), ambos a passe de Fermín, também ele saído do banco.
No seu regresso ao terreno do Espanyol após a polémica transferência no verão, o guarda-redes Joan García foi o melhor em campo, com algumas defesas de enorme qualidade a impedirem que os 'periquitos' se adiantassem e pudessem voltar a vencer o rival da cidade de Barcelona, algo que não acontece desde 21 de fevereiro de 2009 para o campeonato.
O FC Barcelona mantém-se na liderança, com 49 pontos, mais sete do que o Real Madrid, que recebe no domingo o Bétis, enquanto o Espanyol está na quinta posição, com 33.
O português Martim Neto marcou pelo segundo encontro consecutivo pelo Elche, ainda sem André Silva, mas o remate certeiro, aos 30 minutos, foi insuficiente para evitar a derrota caseira por 3-1 frente ao Villarreal, que marcou por Alberto Moleiro (07), Georges Mikautadze (13) e Alfonso Pedraza (83).
Com este triunfo, o Villarreal, que não contou com o castigado Renato Veiga, subiu ao terceiro lugar, com 38 pontos, mais um do que o Atlético de Madrid (mais um jogo), enquanto o Elche está num tranquilo nono posto, com 22.
O Celta de Vigo ascendeu ao sétimo lugar, depois de golear em casa o Valência, por 4-1, com os portugueses Thierry Correia e André Almeida a jogarem os 90 minutos, mas sem evitarem o quinto encontro sem vencer dos valencianos.
Borja Iglesias (33, de penálti, e 59), Jones El-Abdellaoui (83) e Hugo Álvarez (90+4) marcaram os golos dos galegos, com o Valência a reduzir por Pepelu (70), que falhou um penálti (07) e terminou o jogo na baliza.
O guarda-redes Julen Agirrezabala, em claras dificuldades, ainda aguentou até ao quarto golo do Celta, mas acabou por ser substituído pelo médio, com as imagens televisivas a mostrarem o capitão dos galegos Iago Aspas a pedir calma aos seus companheiros, para que não atacassem mais e segurassem apenas a bola.
O Celta passou a somar 26 pontos, a dois do Bétis (menos um jogo), que ocupa o sexto posto, último de acesso às competições europeias, enquanto o Valência é 17.º, com 16, podendo cair para zona de despromoção, caso o Girona vença no domingo em casa do Maiorca.
Os galegos ultrapassaram na classificação o Athletic Bilbau (oitavo), que não foi além de um empate a um golo em casa do Osasuna (12.º), no seu terceiro encontro seguido sem vencer.