DNOTICIAS.PT
Madeira

Duas réplicas registadas esta madrugada após sismo de 3.9 na Madeira

None

Duas réplicas de baixa magnitude ocorreram durante a madrugada desta quinta-feira após o sismo de 3.9, registado ontem à noite atrás da Deserta Grande e que foi sentido em terra, sobretudo entre os habitantes da zona leste da ilha da Madeira.

Após o sismo de magnitute 4.0 (Richter) - que entretanto foi corrigido pelo IPMA para 3.9 - e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Este-Nordeste da Deserta Grande, às 23h19 (hora local) de quarta-feira, uma réplica foi registada pela rede sísmica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ao fim de 6 horas.

Conforme o DIÁRIO avançou na edição digital nesta manhã informativa, o micro-sismo de magnitude 1.4 (escala de Richter) ocorreu às 5h18 (hora local), a uma profundidade de 10 quilómetros e a uma distância de sensivelmente 9 quilometros do local onde se verificou o epicentro do sismo de ontem à noite.

Rede sísmica nacional registou novo sismo ao largo da Madeira

A rede sísmica nacional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou na madrugada desta quinta-feira, 25 de Setembro, um sismo de magnitude 1.4 na escala de Richter, com epicentro localizado a sudeste do arquipélago da Madeira.

Pouco mais de duas horas depois, já sobre a manhã de hoje, pelas 7h32 (hora local), um outro micro-sismo, de igual magnitude (1.4), foi registado pela rede nacional do IPMA a apenas 3 quilómetros do local onde ocorreu o sismo de 3.9, por detrás da Deserta Grande.

Ambos os micro-sismos, consideradas réplicas do sismo de maior magnitude, não foram sentidos em terra.

Segundo informação veiculada pelo IPMA, o sismo de ontem à noite, localizado a 12 quilómetros de profundidade e a 12 quilómetros a Leste da Deserta Grande, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Santa Cruz (Ilha da Madeira).

Sismo de 4.0 sentido em alguns pontos da Madeira

Um sismo de magnitude 4.0 na escala de Richter foi sentido, esta noite, em alguns pontos da Madeira.