DNOTICIAS.PT
Madeira

Câmara de Lobos apresenta plano de acção climática

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos promove, no próximo dia 25 de Setembro, pelas 15h00, no Salão Nobre da Autarquia, a sessão pública de lançamento dos trabalhos  do Plano de Acção Climática – Câmara de Lobos 2030 (PAC-CdL2030).

"O PAC constitui um marco estratégico para o futuro do concelho, definindo medidas e metas a alcançar até 2030, com o propósito de tornar Câmara de Lobos mais resiliente, sustentável e preparada para enfrentar os desafios das alterações climáticas. Resultará de um processo participado, envolvendo técnicos municipais, parceiros institucionais, agentes económicos e a sociedade civil, no sentido de transformar preocupações ambientais em acções concretas, alinhadas com os compromissos nacionais e internacionais de descarbonização", indica nota à imprensa. 

Acrescenta que "o documento estabelecerá como prioridades a redução das emissões de gases com efeito de estufa, a aposta em energias limpas e renováveis, a melhoria da eficiência energética em edifícios, serviços e transportes e a promoção da mobilidade sustentável, incentivando meios de transporte menos poluentes e alternativas de mobilidade suave". E prossegue: "Inclui também a gestão responsável dos recursos naturais, com especial atenção à água, ao solo e à biodiversidade, a adaptação do território a fenómenos climáticos extremos, através da prevenção de riscos e protecção das comunidades, e o envolvimento activo da população, por via de iniciativas de sensibilização e projectos participativos".

Para concretizar estas metas, o plano organiza-se em cinco eixos estratégicos de intervenção: energia e edificado, mobilidade e transportes, recursos naturais e economia circular, adaptação e resiliência e, por fim, envolvimento comunitário e educação ambiental. Cada eixo define acções específicas que pretendem transformar a realidade local e preparar o concelho para responder de forma eficaz aos desafios ambientais que se avizinham".  Câmara Municipal de Câmara de Lobos

A sessão contará com a intervenção da presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, assim como de representantes de entidades regionais e especialistas convidados, que irão apresentar em detalhe as linhas de ação do PAC e partilhar boas práticas para a sua implementação. Para a presidente da Câmara, o Plano de Acção Climática é "um compromisso com as gerações presentes e futuras. Só com a participação de todos – instituições, empresas e cidadãos – poderemos transformar Câmara de Lobos num território mais sustentável e preparado para os desafios ambientais que se avizinham".

A entrada é livre e dirigida a toda a comunidade, "numa oportunidade de reflexão e debate conjunto sobre o futuro do concelho, reforçando a ideia de que a construção de um território mais verde, inovador e resiliente depende da mobilização colectiva".