DNOTICIAS.PT
Madeira

Sidra da Madeira: uma bebida tradicional com presente e futuro desafiantes

None

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros (RMOE), através do Grupo de Trabalho da Especialidade de Engenharia Agronómica realizou, ontem, uma ‘Tarde de Engenharia’, sobre o tema ‘Sidra da Madeira IGP - Uma bebida com história e futuro’.

‘A História e a Evolução da Sidra da Madeira IGP’; ‘A análise sensorial das sidras madeirenses (Sidra da Madeira IGP e outras sidras), suas características e potencialidades’; e ‘A situação actual e perspectivas futuras da produção de sidra na Região Autónoma da Madeira’ foram alguns dos temas abordados.

“Apesar do envelhecimento dos produtores agrícolas e dos seus pomares, nos últimos anos, como resultado da produção de sidra em moldes modernos e com o surgimento de sidrarias, verifica-se um interesse crescente em recuperar e renovar pomares de macieira com variedades regionais, um pouco por toda a Região”, apontaram.

Mas, não obstante, o sector debate-se com a escassez de mão-de-obra agrícola especializada e não especializada, sendo por isso necessário encontrar formas de produção mais modernas e com recurso a tecnologias actualmente disponíveis.

A abertura da iniciativa esteve a cargo da presidente do Conselho Directivo da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, Beatriz Jardim. Seguiu com o coordenador do Grupo de Trabalho da Especialidade de Engenharia Agronómica, Joaquim Leça, a moderar uma mesa-redonda constituída pelas engenheiras Regina Pereira Santos e Zita Vasconcelos da direcção regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e pelo presidente da direcção da Associação de Produtores de Sidra da Região Autónoma da Madeira (APSRAM), Vítor Maciel.

No final da mesa-redonda teve lugar uma prova de sidras que contou com a colaboração de cinco produtores de sidra: Casa do Caramanchão, Geraldo Dória, Marco António Faria Gonçalves, Marco Teles e Sandra e Sónia Vargem.