Albuquerque reafirma aposta na educação após audiência com Ireneu Barreto
Presidente do Governo Regional diz que qualificação das novas gerações é "pedra angular" do desenvolvimento da Madeira
Miguel Albuquerque garantiu, esta segunda-feira, à saída da audiência com o Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, que o Governo Regional vai manter a aposta nas políticas de qualificação e educação.
"Esperamos manter as políticas que têm sido prosseguidas no sentido de continuarmos a fazer uma aposta decisiva na qualificação e na educação das novas gerações da Madeira", afirmou o presidente do executivo madeirense.
Para Albuquerque, "neste século que estamos a viver, toda a gente percebe que a qualificação das novas gerações é a pedra angular para o desenvolvimento das sociedades".
O governante defendeu um sistema educativo "transversal, focado na excelência" e que valorize "a inovação pedagógica, a estabilidade e motivação dos agentes educativos, designadamente dos professores". Sublinhou ainda a importância de "ligar todo o sistema educativo à ciência e à tecnologia", considerando que esse é um dos alicerces para o futuro da Região.
"A Madeira só tem uma hipótese: a sua maior riqueza são, sem sombra de dúvida, as pessoas", afirmou, acrescentando que "a qualificação das novas gerações" é essencial não apenas para o crescimento económico, mas também para dotar os jovens de "um sentido crítico apurado através da formação e da educação humanística".