DNOTICIAS.PT
Regionais 2024 Madeira

RIR acusa CDS de plagiar proposta sobre o Hospital Dr. Nélio Mendonça

None

Através de comunicado enviado este sábado à imprensa, o RIR reage à proposta de ontem do CDS sobre a integração do Hospital Dr. Nélio Mendonça na Rede de Cuidados Continuados.

Rodrigues defende integração do Hospital na Rede de Cuidados Continuados

A candidatura do CDS-PP às legislativas da Madeira deslocou-se, esta manhã, ao Hospital Dr. Nélio Mendonça para defender a integração do Hospital na Rede de Cuidados Continuados e, também, um reforço do apoio aos mais velhos.

Ora, diz o RIR que apresentou nas 'Regionais' de 2023 uma proposta relativamente ao futuro do Hospital Dr. Nélio Mendonça, mantendo-se a mesma no actual programa e a qual passa a citar:

“Que o Hospital Dr. Nélio Mendonça se mantenha em funções, como hospital de retaguarda, solução que seria viável face ao elevado número de altas problemáticas e que as ERPI não conseguem dar resposta (...) No que se refere à falta de ERPI, estas existem nomeadamente no sector público e o que assistimos atualmente é a concessão da gestão de lares públicos ao privado, como é o caso do Estabelecimento Bela Vista. Para o Partido RIR esta situação é inadmissível, pois estamos a vender os cuidados dos nossos idosos a privados e desta forma estamos a assistir ao crescimento de um monopólio na área da terceira idade. Uma das soluções seria aproveitar o edifício do atual Hospital Dr. Nélio Mendonça aquando da abertura no novo hospital e reabilitá-lo de forma a funcionar como hospital ou estrutura de retaguarda para as situações de altas problemáticas, aliviando deste modo os serviços, bem como os tempos de espera para internamento em lar. Infelizmente, no nosso ponto de vista, o Governo vê o mesmo como forma de amortização de divida”. RIR

Vai daí, diz ter visto com "espanto" uma ação de pré-campanha do CDS, partido que o RIR entende que tem vivido “à sombra da bananeira” e que agora foi descartado da coligação reivindicar uma proposta praticamente idêntica à do RIR.

Atendendo ao percurso político do seu líder e cabeça-de-lista, esperávamos ideias mais originais e que não andasse a fazer plágio das ideias dos outros partidos. No entanto, não deixa de ser irónico, estarmos a ser plagiados por partidos do dito arco do poder. É sinal de que somos ouvidos e controlados pois fazemos a diferença! RIR