DNOTICIAS.PT
Mundo

Presidente do Parlamento Europeu assinala Dia da Europa na "terra dos corajosos"

None
FOTO Sameer Al-Doumy / AFP

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, assinalou hoje o Dia da Europa numa nova deslocação à Ucrânia, aquela que qualificou como de "terra dos corajosos", dada a contínua invasão russa do país.

"De regresso à terra dos corajosos. Em Kiev, no Dia da Europa", escreveu Roberta Metsola, numa curta publicação na rede social X.

Roberta Metsola foi recebida na chegada à capital ucraniana pelo seu homólogo, o presidente do Conselho Supremo da Ucrânia (Verkhovna Rada) da Ucrânia, Ruslan Stefanchuk.

A Ucrânia, que foi invadida militarmente pela Rússia em fevereiro de 2022, é um dos 10 países com estatuto de candidato à União Europeia (UE).

Kiev tem contado com apoio militar e financeiro da UE, como o mecanismo para a Ucrânia, recentemente aprovado, de 50 mil milhões de euros até 2027.

Hoje comemora-se o Dia da Europa, mas também se assinala um mês antes das eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para 06 a 09 de junho (em Portugal, o sufrágio é nesta última data).

O Dia da Europa é assinalado em mais de 60 cidades europeias, incluindo em Portugal, com várias iniciativas e com vários monumentos iluminados com mensagens alusivas à UE e a apelar ao voto nas eleições europeias.

A edição deste ano do Dia da Europa realiza-se 45 anos após as primeiras eleições europeias de 1979.

O Arco do Triunfo em Paris, o Coliseu em Roma e a Grand Place em Bruxelas, estão entre os muitos marcos que serão iluminados no âmbito da efeméride, que em Portugal vai incluir, mais de 30 monumentos ou edifícios, incluindo a Torre de Belém, o Cristo Rei, o Palácio de São Bento, o Castelo de Bragança, a escultura "Anémona" em Matosinhos ou os edifícios dos Paços do Concelho de Coimbra e de Tomar.

Nestes locais, serão exibidas as cores da bandeira da UE -- azul e amarelo -- ou o 'slogan' da campanha relativa às europeias: "Use o seu voto. Ou outros decidirão por si."

O Dia da Europa reporta-se à data, em 1950, em que o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman proferiu a "Declaração Schuman", na qual se propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a base fundadora do que é atualmente a UE.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1986 e tem vindo a representar a paz e a unidade do continente europeu.